AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Incêndios ameaçam propriedades rurais e áreas indígenas no Xingu

Brigada Aliança da Terra recebe pedido de ajuda para se juntar aos brigadistas da etnia Kamayurá

Por Assessoria 11/09/2020 19h07
Incêndios ameaçam propriedades rurais e áreas indígenas no Xingu
Imagem divulgação; Foto: Reprodução

Incêndios ameaçam propriedades rurais e áreas indígenas no Xingu

Depois do Pantanal, agora é a vez do Xingu. Uma das regiões com maior concentração de biodiversidade florestal do País, o Alto Xingu (região que compreende mais de 26 mil hectares de propriedades rurais, terras indígenas e áreas de conservação no Norte do Mato Grosso) está em chamas. Apenas no fim de semana dos dias 6 e 7 de setembro, foram identificados 31 novos focos de incêndio, vários deles de grandes proporções. Os focos têm se alastrado rapidamente, colocando em risco fazendas e populações indígenas que vivem no Xingu. Na segunda-feira, 8 de setembro, líderes da etnia Kamayurá enviaram um pedido de socorro à ONG Aliança da Terra, que há mais de dez anos auxilia e treina os indígenas no combate aos incêndios florestais.

Em carta enviada à Aliança da Terra, Mayaru Kamayura, herdeiro do cacique, e Kanawayuri Kamayura, conselheiro da Brigada Indígena, reforçam que, além do caráter de urgência do combate ao fogo, a etnia enfrenta ainda casos de infecção do novo coronavírus (Covid-19).

Como Ajudar

Contribuições com a Brigada Aliança da Terra podem ser feitos através de contato direto com a gerente de Projetos da ONG, Caroline Nóbrega [[email protected]], ou através do PayPal, clicando no link:  https://www.aliancadaterra.org/brigade.html

Foto: Reprodução

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo