AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Turismo rural fortalece produtos locais e movimenta economia alagoana

Saindo do avião, do carro ou do ônibus, conhecendo novos lugares e entrando em uma cultura diferente da sua

Por AMA-AL 02/09/2020 18h06
Turismo rural fortalece produtos locais e movimenta economia alagoana
Imagem Ilustrativa; Foto: Reprodução

Turismo rural fortalece produtos locais e movimenta economia alagoana
 
Quem visita Alagoas e deseja se conectar à natureza pode levar de volta na memória mais do que as belas paisagens. Entre as experiências possíveis, estão tirar o leite diretamente da vaca, conhecer o processo de produção da cachaça e até beber mel direto da colmeia, em pontos que vão do Sertão ao Litoral do já conhecido paraíso das águas.

Essa vivência é conhecida como Turismo Rural, um segmento que vem crescendo no Brasil ao longo dos anos. O novo ramo visa a valorização de produtos locais e a movimentação da economia, apresentando ao visitante um roteiro que vai além dos tradicionais atrativos turísticos, podendo atrair, também, novos investimentos para a área onde se desenvolve.

Na terra de Zumbi, em União dos Palmares, o Apiário Zumbi recebe cerca de 30 pessoas, todos os sábados, que vêm de pousadas da região e também de visitas agendadas diretamente com a empresa. Lá, os visitantes podem degustar o mel diretamente da colmeia, e adquirir os produtos. Garantido o mel, o almoço fica por conta do A Porteira, com cenários que remetem à cultura nordestina. Os visitantes são recebidos por Lucílio Vasconcelos, proprietário do restaurante, com uma animação contagiante, “batismo” de cachaça e jogos lúdicos antes da refeição.

Após três horas de viagem o próximo destino é a cidade de Major Izidoro, conhecida como a terra do leite. O município tem a produção leiteira como principal atividade econômica desde 1921, quando a primeira vaca leiteira e a palma forrageira foram levadas para a região trazidas de Pernambuco. 

Mais duas horas de viagem e o sorvete frito de rapadura receberá o turista no Engenho São Lourenço, em Água Branca, no caminho para o Rio São Francisco.

O crescimento do turismo rural em Alagoas é incentivado pelo Governo do Estado através de programas como o Alagoas Maior, executado pela Sedetur em parceria como Sebrae Alagoas, que possibilita a abertura de novos mercados e experiências que podem impulsionar os negócios locais.

Informações detalhadas para quem quer visitar:

Apiário Zumbi

Endereço: União dos Palmares – Zona Rural, BR 104, KM 34

Contato: (82) 99823-4803

Restaurante A Porteira

Endereço: União dos Palmares – BR 104, KM 26

Contato: (82) 98862-0495

Visita a Major Izidoro

Contato: (82) 98807-6968

Engenho São Lourenço

Endereço: Água Branca – R. Lourenço Bezerra de Melo, s/n – Chácara São Lourenço

Contato: (82) 99902-9468

Foto: Reprodução

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo