AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Fetag/AL e Senar avaliam construção de barragens subterrâneas para agricultura familiar

02/11/2018 10h10

Os dirigentes da  Federação dos Trabalhadores de Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetaç/AL) estiveram, na última terça-feira,30,  junto com  o presidente da Federação da Agricultura e Peucária de Alagoas  (Faeal), Alvaro Almeida,  vistoriando três barragens subterrâneas utilizadas  por agricultores familiares em São José da Tapera. 

A visita teve o objetivo de avaliar a possibilidade de construções de novas  barragens para localidades que atendam os pequenos produtores. De acordo com Robério Silva,  secretário de Políticas Agrícolas da Fetag/AL, a vistoria mostrou a  verdadeira dimensão da realidade sertaneja.

 “A dura realidade dos agricultores foi vista de perto em São José da Tapera. O mesmo cenário de escassez também é visto na zona rural de outros municípios de forma ainda mais calamitosa. Essa tecnologia vem a fomentar benefícios para as famílias rurais”, descreveu Silva.

Com o apoio  a Faeal  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  segundo Robério o plano é  construir mais barragens que atendam a um grupo maior de pequenos produtores.

Para o presidente da Fetag/AL,  Givaldo Teles,  a barragens subterrânes aparecem como solução para a gestão hídrica na agricultura familiar. “Vimos que o uso de barragens subterrâneas tem proporcionado melhorias significativas para os agricultores que convivem com a escassez hídrica por ampliar a oferta de água, gerar aumento na produtividade e renda”,  examinou Teles. 

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo