AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

CAR: Alagoas tem cobertura cadastral de 68,3% do território

Por Bccom Assessoria 13/08/2018 15h03

Com a prorrogação do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 31 de dezembro, Alagoas é o Estado nordestino com o menor número de inserções de imóveis no sistema. O percentual de cobertura, até junho passado, último boletim divulgado pelo governo federal, foi de 68,30%.

De uma área de 2,1 milhões de hectares, apenas 1,4 milhões havia sido cadastrado no CAR, o que corresponde a mais de 73 mil imóveis rurais do Estado.

Além de Alagoas, não atingiram 100% da meta no Nordeste os Estados da Bahia (73,31%); Ceará (81,26%); Pernambuco (83,18%); Sergipe (90,33%) e Rio Grande do Norte (94,04%). Já em outras regiões do país, apenas Espírito Santo (65,57%) e Mato Grosso (94,51%) ainda não alcançaram o índice total de cobertura cadastral.

Com isso, apesar de ser a ‘lanterna’ no ranking de cadastros na região Nordeste, Alagoas ocupa a penúltima colocação em percentuais nacionais, passando a frente do Espírito Santo.

A prorrogação do CAR foi assinada pelo presidente Michel Temer em maio passado por meio do decreto nº 9.395 que também requerer a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Obrigatório, o registro no CAR é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração dos recursos naturais das propriedades rurais. Além disso, Resolução do Banco Central determina que após o fim do prazo, só terão acesso a financiamentos bancários as propriedades rurais inscritas no CAR.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo