AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Safra de grãos de Alagoas 2018 será lançada nesta sexta em Anadia

Por BCCOM Assessoria 08/05/2018 22h10
Safra de grãos de Alagoas 2018 será lançada nesta sexta em Anadia

Tudo pronto para o lançamento da safra de grãos 2018, na próxima sexta-feira, dia 11, nas fazendas São José e Santa Rita de propriedades do Grupo Santana, a partir das 9h, no município de Anadia. 

Para a safra deste ano, está previsto o plantio de 3.500 hectares de milho, 1.400 hectares de soja, 400 hectares de arroz, 90 hectares de algodão e 400 hectares de sorgo.

Segundo o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Edilson Maia, o lançamento dará início ao maior plantio realizado no Estado em décadas. “É o maior investimento que está sendo realizado no agronegócio alagoano nos últimos anos”, declarou.

Com a chegada do Grupo Santana, Anadia se transformou, segundo avaliação do presidente da Comissão Estadual de Grãos, Hibernon Cavalcante, no maior polo de produção de grãos de Alagoas. “Somente no município serão plantados este ano mais de cinco mil hectares nos municípios de Anadia, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia, transformando aquela região num grande produtor de milho, sorgo e outras culturas”, afirmou.

Levantamento realizado pela Comissão Estadual de Grãos aponta que serão investidos no cultivo de grãos, somente em Anadia, mais de R$ 20 milhões este ano. “O investimento é realizado na aquisição de equipamentos, no preparo do solo, plantio e tratos culturais”, reforçou Hibernon.

O lançamento da safra de grãos será realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado em parceria com a Santana Sementes e várias produtores locais e conta com o apoio do Banco do Nordeste e várias empresas locais. O secretário de Agricultura de Alagoas, Antônio Santiago, o presidente da Santana Sementes, Ivanilson Araújo, participarão do evento que vai receber empresários, produtores, técnicos e gestores de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Duas novidades merecem destaque nesta sagra de grãos. A primeira novidade é que será feita a safrinha. Quando ocorrer a colheita de soja, tem início o plantio de feijão, onde acontece o plantio de duas culturas no mesmo ano, de forma consecutiva.

E a segunda, que a safra contém grãos tecnificados com uso de tecnologia de ponta, com equipamentos e semente e tratos culturais. Esta iniciativa, de produção de sementes para plantio de grãos, é a primeira a ser implantada no estado de Alagoas em volume de escala pelo Grupo Santana.

Colheita de feijão na fazenda Santa Rita, Anadia-AL

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo