ABIDES OLIVEIRA

ESPORTE

Um bronze a ser valorizado

12/10/2014 18h06

O Brasil não conquistou o sonhado título mundial no vôlei feminino. Caiu nas semifinais para as norte-americanas, por 3 sets a 0, em um jogo apático das brasileiras. Um dia depois da derrota para os Estados Unidos, a seleção brasileira superou tudo e venceu a Itália, por 3 a 2 (25/15. 25/13, 22/25, 22/25, 15/7), e conquistou a medalha de bronze.
É um terceiro lugar para ser valorizado. São quatro pódios do Brasil em Mundiais Femininos, três vice-campeonatos (1994, 2006 e 2010) e um 3º lugar, em 2014.
O inédito título mundial não veio e foi para as norte-americanas, que conquistaram a competição pela primeira vez ao vencer a China, na final de hoje, por 3 a 1 (27/25, 25/20, 16/25, 26/24).
O Brasil fez 13 jogos, venceu 12 e perdeu apenas um. Infelizmente foi derrotado na hora errada, nas semifinais da competição.
Além do bronze, a seleção brasileira ganhou ainda o prêmio de melhor bloqueadora para Thaisa, melhor oposto para Sheilla e troféu fair play para o técnico José Roberto Guimarães.
A MVP da competição foi a norte-americana Kimberly Hill, que ganhou ainda o prêmio de melhor atacante. Os EUA tiveram ainda a melhor levantadora, Alisha Glass. A melhor libero foi a italiana Monica de Gennaro. A chinesa Ting Zhu ficou com o premio de melhor jogadora.
PONTO NEGATIVO PARA CBV
O fato triste do Mundial da Itália, é ver Jaqueline, uma das melhores jogadoras do Brasil e destaque na competição, estar sem clube e fazer uma declaração, ao Sportv, em lágrimas, que o jogo de hoje poderia ser o seu último no ano.
Culpa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que com a regra de permitir apenas duas jogadoras com pontuação sete, por time, na Superliga, prejudica as atletas de ponta do Brasil.
Jaqueline, por ser bicampeã olímpica tem pontuação sete. Os grandes clubes já têm atletas com essa pontuação. Já os pequenos clubes não têm condições financeiras de contratá-las.
Um exemplo é Fernanda Garay e Fabíola, que não irão jogar no Brasil na temporada 2014/2015.
O único que perde com isto é o vôlei brasileiro. Um dos melhores do mundo em quadra e muito cheio de falhas e problemas fora dela.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo