Agro

Com foco na China e nos EUA, fruticultura brasileira busca expansão internacional

A presença na feira é crucial para entender a transição no perfil de consumo global

Por Redação 08/10/2026 15h03
Com foco na China e nos EUA, fruticultura brasileira busca expansão internacional
Frutas em supermercado - Foto: Reuters

A indústria brasileira de hortifrúti intensifica seus esforços para diversificar as exportações e prospectar novos compradores no mercado global. O setor esteve reunido entre os dias 6 e 8 de outubro na Fruit Attraction Madrid, um dos principais eventos mundiais do segmento, realizado na capital espanhola. A comitiva do país participou por meio do Frutas do Brasil, projeto de internacionalização promovido pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a ApexBrasil.

Segundo o presidente da Abrafrutas, Waldyr Promicia, a presença na feira é crucial para entender a transição no perfil de consumo global, que hoje prioriza a rastreabilidade e a sustentabilidade no campo, além da excelência dos alimentos. A estratégia do setor combina o aumento do volume de vendas nos destinos onde já atua com a abertura de novos canais comerciais. Após obter autorização para enviar manga e uva à China neste ano, o Brasil agora negocia a liberação do limão para o país asiático e busca ampliar a lista de itens aceitos nos Estados Unidos, enfrentando o desafio logístico de manter o padrão de frescor em rotas de longa distância.

No ecossistema corporativo, as feiras internacionais funcionam como plataforma de relacionamento e antecipação de tendências em embalagens e hábitos alimentares. Companhias como a UGBT, comercializadora com atuação consolidada em países como Inglaterra, Holanda, Estados Unidos e Portugal, aproveitam os encontros para fechar novos acordos, como o avanço recente nas tratativas com o mercado italiano.

A busca crescente de jovens europeus por dietas saudáveis tem impulsionado a demanda por itens tropicais brasileiros, a exemplo do mamão e da manga, fortalecendo a presença do agronegócio nacional na Europa e em novos continentes.