Agro

Expo Bacia Leiteira terá 21 minicursos gratuitos promovidos pelo IFAL

Iniciativa amplia a oferta de capacitação durante a exposição, que acontece de 14 a 18 de outubro, no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL

Por BCCOM Comunicação 03/09/2026 14h02
Expo Bacia Leiteira terá 21 minicursos gratuitos promovidos pelo IFAL
Participação estudantil foi destaque na 42ª Expo Bacia Leiteira - Foto: BCCOM Comunicação

A Expo Bacia Leiteira, um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste dedicados à pecuária leiteira, terá entre os destaques de sua programação uma agenda com 21 minicursos gratuitos promovidos pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A iniciativa amplia a oferta de capacitação durante a exposição, que acontece de 14 a 18 de outubro, no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL.

As capacitações contemplam diferentes áreas do conhecimento, com conteúdos que dialogam com produção, tecnologia, alimentos, microbiologia e inovação. Entre os temas previstos estão produção de cosméticos à base de mel, análise microbiológica de alimentos, técnicas de isolamento de microrganismos, análises físico-químicas e impressão 3D, entre outros.

Para o diretor-geral do IFAL Campus Batalha, Magno Abreu, a participação da instituição reforça uma parceria construída ao longo dos anos com a Expo Bacia Leiteira e a integração do Instituto com o setor produtivo regional. 

“A Expo Bacia Leiteira é um espaço fundamental para aproximar o conhecimento produzido pelo IFAL das necessidades de quem está no campo. Ao longo desses anos, construímos uma parceria que permite aos nossos estudantes e profissionais estarem próximos dos produtores, da genética, da produção de leite e de toda a cadeia, levando conhecimento, tecnologia e inovação para uma região que tem na atividade leiteira uma de suas principais forças econômicas”, destaca.

A relação entre o IFAL e a exposição também se estende às atividades práticas, à pesquisa e à extensão. A proposta é aproximar a formação acadêmica da realidade do campo e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da produção no Sertão, em áreas como genética, alimentação animal, manejo, agroindústria, produção de insumos, qualidade do leite e gestão das propriedades rurais.

As inscrições para os 21 minicursos serão gratuitas e realizadas pela plataforma Even. O link de inscrição e a programação completa das capacitações serão divulgados pela organização da Expo Bacia Leiteira à medida que a grade definitiva for concluída.

A agenda de capacitação integra uma programação mais ampla da Expo Bacia Leiteira, que reúne torneio leiteiro, julgamento de animais, ciclo de palestras, cursos, encontros técnicos, exposição de máquinas, equipamentos e produtos, estandes institucionais e comerciais, além de iniciativas voltadas à agricultura familiar e à geração de negócios. 

O tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar e os julgamentos de animais, incluindo a raça Girolando, estão entre as atividades que colocam a genética, a produtividade e a evolução dos rebanhos no centro da exposição.

A Expo Bacia Leiteira também abre espaço para agricultores familiares, agroempreendedores, cooperativas, empresas e instituições, fortalecendo a comercialização e a divulgação de produtos e soluções desenvolvidos na região.