Agro

Cana, exportação, liberação e entregas: ministro vem a AL nesta quinta

Cerca de 7 mil produtores alagoanos têm interesse direto na regulamentação da subvenção federal prevista para a safra 2025/26

Por Blog de Edivaldo Junior 18/08/2026 12h12
Cana, exportação, liberação e entregas: ministro vem a AL nesta quinta
Ministro da Agricultura, André de Paula, chega a Alagoas na próxima quinta-feira. - Foto: Jefferson Rudy

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, cumpre agenda em Alagoas nesta quinta-feira (20/08) e sexta (21/08), com compromissos que vão da discussão sobre a subvenção da cana à abertura de novos mercados para produtos do Estado.

Um dos encontros mais aguardados será com os fornecedores de cana. Cerca de 7 mil produtores alagoanos têm interesse direto na regulamentação da subvenção federal prevista para a safra 2025/26.

O valor da subvenção será 12 reais por tonelada de cana. A principal cobrança do setor é pela simplificação das regras para acesso ao benefício. O cadastro é considerado complexo e cheio de exigências que podemo atrasar a liberção dos recursos

“O decreto que saiu traz muitas exigências, dificultando o produtor a receber a subvenção e agravando ainda mais as dificuldades que o produtor enfrenta”, afirma Edgar Filho, representante da Asplana.

Os fornecedores esperam que o Ministério da Agricultura possa ajustar os procedimentos para facilitar o acesso aos recursos previstos pelo governo federal.

Mercado externo

Outra agenda de destaque será a Caravana do Agro Exportador – Sabor de Alagoas para o Mundo, realizada a partir das 14h, no auditório do Sebrae Alagoas, em Maceió.



O encontro reunirá representantes do Ministério da Agricultura, Sebrae, Unicafes, cooperativas e produtores para discutir caminhos para colocar produtos alagoanos no mercado internacional.

A programação inclui informações sobre registro de estabelecimentos de polpas e sucos, exigências sanitárias do mercado chinês, apoio às empresas e cooperativas interessadas em exportar e estratégias de promoção comercial do agro brasileiro no exterior.

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo de Carvalho, participa da abertura do encontro, ao lado de Luciano Monteiro da Silva, coordenador da Missão de Internacionalização de Mercado da Unicafes, do secretário estadual da Agricultura, Marcelo Melo, e de representantes do Sebrae e do Ministério.

A presença de Antonino reforça a participação das cooperativas na agenda. Organizações alagoanas poderão conhecer exigências, possibilidades de apoio e oportunidades para comercializar produtos fora do país.

Durante o evento também será assinado um protocolo de intenções entre Sebrae e Ministério da Agricultura para estimular a cultura exportadora no agro.



Agenda cheia

Antes dos compromissos em Maceió, André de Paula visita, pela manhã, a unidade da Nordeste Mais, da Predilecta Alimentos, em Rio Largo.

No fim da tarde, o ministro segue para Limoeiro de Anadia, onde conhece a Coperlimo, cooperativa que atua na produção de ovos.

A agenda continua na sexta-feira (21/08), com a entrega da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios, em Ipioca, Maceió.

Em dois dias, a passagem do ministro por Alagoas reúne demandas antigas do setor produtivo, novos investimentos e uma pauta que começa a ganhar espaço entre produtores e cooperativas: como transformar produção local em produto de exportação.