Agro
Parceria histórica com o IFAL fortalece programação técnica da Expo Bacia Leiteira 2026
De 14 a 18 de outubro, em Batalha, evento amplia espaço para conhecimento, tecnologia e troca de experiências na pecuária leiteira de AL
Em sua 42ª edição, a Expo Bacia Leiteira 2026 mantém e fortalece uma parceria que já integra a identidade do evento: a participação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Batalha na construção da programação técnica. De 14 a 18 de outubro, em Batalha/AL, a Exposição reunirá diferentes elos da cadeia do leite em uma agenda que combina negócios, produção, conhecimento, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento regional.
A parceria de longa data ganha ainda mais força nesta edição, com o IFAL contribuindo para ampliar o conteúdo técnico e a experiência acadêmica das demandas vivenciadas no campo. A programação prevê palestras, minicursos, oficinas, apresentações de pesquisas e projetos de extensão, demonstrações e atividades acadêmicas, além da participação dos estudantes no tradicional Torneio Leiteiro.
A presença da instituição reforça uma característica que diferencia a Expo Bacia Leiteira: o evento não se limita à exposição e aos negócios. É também um ambiente de compartilhamento de experiências, disseminação de tecnologias e conexão entre produtores, estudantes, pesquisadores, técnicos, empresas, cooperativas e demais atores da cadeia produtiva.
Para Magno Abreu, dirigente do IFAL Campus Batalha, a parceria contribui para aproximar conhecimento e realidade produtiva. “A Exposição é um espaço privilegiado para essa troca. Ao reunir produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais, conseguimos compartilhar experiências e apresentar tecnologias e conhecimentos que podem contribuir para o desenvolvimento da pecuária leiteira”, destaca.
A programação será ampliada ainda pela participação da SEMAGROBIO e por uma agenda institucional que contará com a secretária de Estado do Planejamento, Paula Dantas, em palestra Magna. Entre as autoridades já confirmadas está o governador Paulo Dantas.
"A participação do IFAL, portanto, reforça uma construção que vem de outras edições e que permanece como parte da proposta da Exposição, que é conectar quem produz, quem pesquisa, quem transforma e quem cria soluções para o futuro da cadeia do leite em Alagoas", afirmou Abreu.
