Agro

Agricultura regenerativa transforma a produção rural no sul de Alagoas

Modelo tem garantido bons resultados e contribuído para a recuperação da qualidade do solo

Por Redação com Alagoas Rural 07/06/2026 17h05
Agricultura regenerativa transforma a produção rural no sul de Alagoas
Matéria orgânica é utilizada para a recuperação da qualidade do solo em Coruripe - Foto: Reprodução/Alagoas Rural

Produtores rurais do sul de Alagoas têm apostado em um modelo de produção que reduz ao mínimo o uso de adubos químicos no solo. É o caso da Fruticultura Bonsucesso, localizada em Coruripe, município do interior do estado.

O modelo, conhecido como Agricultura Regenerativa, tem garantido bons resultados e contribuído para a recuperação da qualidade do solo para futuras plantações. A técnica utiliza matéria orgânica como alternativa natural no controle de ervas daninhas.

"Estamos plantando a mucuna, que cobre o solo já na fase final da cultura. Essa cobertura vegetal permanece sobre a terra, funcionando como um coquetel de cobertura. O principal benefício é a geração de matéria orgânica. As folhas vão se acumulando no solo, promovendo sua descompactação e abafando as ervas daninhas. Com isso, conseguimos minimizar o uso de herbicidas químicos", explicou o agrônomo Ítalo Carvalho.


Na prática, o processo ajuda a restaurar o solo por meio da adubação verde, conciliando produtividade e sustentabilidade.

Segundo o produtor rural da Fruticultura Bonsucesso, Carlos Lima, a equipe identificou que o solo apresentava sinais de desgaste. Com a redução do uso de adubos solúveis e químicos, a lavoura passou a apresentar melhores condições de desenvolvimento.

"Estamos utilizando uma quantidade muito pequena de herbicidas químicos. É verdade que houve uma pequena redução na produtividade, mas percebemos uma recuperação significativa do solo, o que trouxe uma margem melhor para o produtor. Com a diminuição do uso de adubos químicos, as plantas ficaram mais saudáveis e isso também contribui para um alimento mais equilibrado na mesa do consumidor", afirmou.


Confira a matéria completa: