Agro

Produtores ganham minicolhedora para impulsionar a rizicultura em AL

Equipamento entregue em Igreja Nova amplia produtividade e integra programa federal de incentivo à agricultura familiar

Por Redação com Alagoas Rural 23/03/2026 16h04 - Atualizado em 23/03/2026 18h06
Produtores ganham minicolhedora para impulsionar a rizicultura em AL
Governo federal disponibilizou minicolhedora para pequenos produtores de arroz em Alagoas - Foto: Reprodução/Alagoas Rural

Pequenos produtores rurais de Igreja Nova, no interior de Alagoas, receberam uma minicolhedora de arroz por meio do governo federal, em ação coordenada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-AL). O equipamento foi destinado ao distrito de Ipiranga e promete aumentar a eficiência na colheita, especialmente em áreas alagadas ou com plantio acamado.

A iniciativa integra o Programa Arroz da Gente, voltado ao fortalecimento da agricultura familiar com tecnologia acessível e suporte técnico. Durante a demonstração prática, foi possível observar a qualidade do arroz colhido mesmo em condições adversas, como solo úmido após chuvas recentes.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Raimundo Rocha, o desempenho do equipamento foi positivo. “Não está cem por cento porque a lavoura está molhada, acabou de chover, e mesmo assim estamos avaliando e ela está colhendo muito bem”, explicou. Ele destacou ainda que duas máquinas foram destinadas ao município para fortalecer a produção local.

Raimundo também ressaltou a eficiência da minicolhedora. “Em um lote de 3,5 hectares, o produtor pode levar de dois a três dias para colher. Com boas condições de sol, é possível atingir de 46 a 150 sacas de arroz por dia”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo de agricultura familiar da Seagri, Ronaldo Targino, a entrega faz parte de um esforço conjunto entre governos. “Essas máquinas são do programa federal, mas há uma integração com o governo estadual para ampliar o acesso a maquinário de pequeno porte para os agricultores”, disse.

Avaliada em cerca de R$ 70 mil, a minicolhedora se destaca pela simplicidade e baixo consumo de combustível. Para o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, o equipamento representa um avanço importante. “É uma máquina simples, desenvolvida em parceria com a China, e que pode ser adquirida por cooperativas. Com o apoio do governo federal, estamos atendendo demandas em todo o país. Alagoas receberá sete unidades”, destacou.

A expectativa é que o uso da tecnologia contribua para um salto na qualidade da produção de arroz e no fortalecimento da agricultura familiar no estado.

Confira a reportagem completa: