Agro

Presidente do Sindaçúcar-AL é nomeado para integrar Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp

Pedro Robério agora é um dos representantes do setor produtivo a fazer parte do Consag

Por BCCOM Comunicação 16/01/2026 17h05
Presidente do Sindaçúcar-AL é nomeado para integrar Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp
Com a designação, Pedro Robério passa a fazer parte do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) - Foto: Assessoria

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e Etanol no Estado de Alagoas – Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, foi nomeado para integrar o Conselho Superior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Com a designação, Pedro Robério passa a fazer parte do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag). O colegiado tem como presidente a senadora Tereza Cristina, cujo mandato é exercido desde o dia 5 de janeiro, seguindo até 31 de dezembro.

O Cosag reúne representantes de diferentes segmentos do setor produtivo com o objetivo de debater, propor e acompanhar temas estratégicos relacionados ao agronegócio brasileiro.

O conselho é uma instância de alto nível da Fiesp, que realiza estudos aprofundados e formula propostas de políticas públicas para o agronegócio, servindo como um fórum para debater temas cruciais, conectar diferentes segmentos do setor e órgãos governamentais, além de abranger questões de infraestrutura, tributação (como a reforma tributária) e legislação (proteção de cultivares), além de insumos.

Entre os principais temas abordados estão o debate sobre a agricultura tropical como solução climática e a necessidade de adaptação a eventos climáticos extremos, com foco em irrigação e planejamento; questões relacionadas à produção de fertilizantes e à dependência de importações; além da análise de impactos de conflitos globais e de oportunidades em eventos como a COP30.

A nomeação de Nogueira para o colegiado foi determinada pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf. “Temos a satisfação de cumprimentá-lo pela designação. Agradeço pela participação e pode contar com nosso apoio”, destacou.