Agro

Trabalho de campo acompanha manejo de colmeias e extração do mel em AL

Reportagem do Alagoas Rural mostra o processo do manejo de colmeias na Barra de São Miguel

Por Redação com Alagoas Rural 13/01/2026 17h05 - Atualizado em 13/01/2026 19h07
Trabalho de campo acompanha manejo de colmeias e extração do mel em AL
Colmeia de abelhas em apiário na Barra de São Miguel - Foto: Reprodução/Alagoas Rural

O manejo das colmeias até o momento da extração de mel e da própolis foi apresentado na quarta reportagem da série "Reserva Palateia", do programa Alagoas Rural, exibido no último domingo (11). Nesse episódio, o jornalista Edivaldo Junior acompanha o processo em um apiário, localizado na Barra de São Miguel.

Para que o procedimento seja realizado corretamente e com segurança, a técnica agrícola Caroline Peixoto explica que é necessário o uso de um equipamento de proteção individual (EPI), composto por chapéu com tela, macacão e luva, a fim de evitar ferroadas. 

Além disso, é utilizada uma fumaça "agindo nos feromônios das abelhas, acalmando as abelhas também, disfarçando esses feromônios, fazendo com que elas não ataquem a gente. Porque quando a abelha dá a primeira ferroada, esse feromônio já se espalha e estimula as outras abelhas", disse Caroline.

Ainda segundo a técnica agrícola, ao dar a primeira ferroada, o feromônio se espalha e estimula outras abelhas, que podem se tornar agressivas. 

Para conhecer como esse processo ocorre de fato, Edivaldo Junior acompanhou o apicultor Ademir Torres no local de criação de abelhas.

Nele, é colocado óleo vegetal com o intuito de impedir que insetos subam para a caixa onde estão as abelhas. De acordo com o apicultor, cada caixa proporciona a produção de 8 quilos de mel a cada tirada. Nessas caixas, existe um coletor de própolis, em que a abelha fecha-o com resina para proteger a colmeia. 

Uma vez que esse processo ocorre, a própolis é armazenada nessa área e após 15 dias está pronta para retirada.