Agro
Cem mil alevinos são introduzidos no Rio São Francisco, em Penedo
Ação aconteceu durante a programação da festa de Bom Jesus dos Navegantes
Na histórica cidade de Penedo, fé e geração de renda se uniram na tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes em 2026. Durante a programação do evento, cem mil alevinos foram introduzidos no Rio São Francisco, fortalecendo a cadeia produtiva da pesca, principal atividade econômica da região.
A ação, resultado de uma parceria entre a prefeitura de Penedo e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), aconteceu nesta sexta-feira (09) e contou com a presença de diversas autoridades. As espécies selecionadas são nativas do Rio São Francisco: cari, curimatã-pacu (xira), pacamã, piaba do rabo amarelo e piau verdadeiro.

“Esta ação de hoje, com a inserção de cinco espécies nativas, busca equilibrar o ecossistema do rio, que vem sofrendo há vários anos com tantas mudanças e barragens. A Codevasf tem esse compromisso com o Baixo São Francisco, que também trará benefícios para a pesca tradicional, em breve, com o peixamento. Penedo é especial, tem uma relação histórica com a Companhia, além das diversas parcerias com a Prefeitura, seja na agricultura ou na infraestrutura”, destacou o superintendente da Codevasf, João Paulo.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola (SEMDAGRO), Valdinho Monteiro, concluiu destacando a importância da parceria.
“Esta ação de hoje é muito importante para o rio São Francisco e, como consequência, para o pescador artesanal, que tem sua cadeia produtiva fortalecida. Isso é resultado de mais uma grande parceria com a Codevasf, que traz consigo ainda o benefício de dezenas de agricultores familiares em outro projeto, com o cultivo de peixes em tanques escavados. Para encerrar, faço um pedido, pescou um peixe que ainda não alcançou o tamanho para consumo, devolva-o ao rio. A consciência é fundamental para a convivência”, orienta.

Em tempo real
Chuvas intensas podem atingir o Litoral e a Zona da Mata neste fim de semana
Adeal abre a primeira etapa da campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2026
Rios do norte de Alagoas entram em nível de atenção
Trump informa ao Congresso fim das hostilidades com Irã, mas mantém alerta

