Agro

Plantadeira automática transforma produção de cana-de-açúcar em São Miguel dos Campos

Implementação de uma nova plantadeira articulada promete solucionar a escassez de mão de obra e dobrar a eficiência no setor sucroenergético

Por Danilo Silva com Alagoas Rural 05/01/2026 14h02 - Atualizado em 05/01/2026 15h03
Plantadeira automática transforma produção de cana-de-açúcar em São Miguel dos Campos
Plantadeira automática transforma produção de cana de açúcar em São Miguel dos Campos - Foto: Reprodução

A Usina Caeté, localizada no município de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, em parceria com a empresa TT do Brasil, mecanizou completamente o plantio de cana de açúcar utilizando plantadeiras, que são capazes de plantar até 15 hectares em um dia.

Na busca por eficiência e redução de custos, o setor sucroenergético de Alagoas ganhou esse aliado tecnológico. O programa Alagoas Rural, exibido no domingo (4), mostrou a operação da plantadeira 100% mecanizada que está transformando a logística de plantio de cana de açúcar na região.

Agilidade e solução de problemas


Um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores locais é a escassez de mão de obra para o plantio manual. A nova tecnologia elimina a necessidade de intervenção humana para retíficas no solo.

“A gente já entra plantando, isso faz com que não gastemos mais com mão de obra, diante da escassez que estamos tendo, no momento, para fazer a retífica de suco — Isso que é o diferencial do plantio manual do automatizado”, disse Jan Pedrosa, técnico agrícola da Usina Caeté, em entrevista ao programa Alagoas Rural.

Diferente de modelos convencionais, a máquina é articulada, o que permite iniciar o plantio desde o começo do sulco, evitando desperdícios de espaço e garantindo uma cobertura uniforme da área.

Operando com duas linhas de 1,5 metro, o equipamento impressiona pelo rendimento, segundo Jan Pedrosa, a máquina alcança a marca de 5 hectares plantados por turno de trabalho, sendo 15 hectares por dia, considerando a operação em três turnos.

A Usina Caeté surge como pioneira no uso deste equipamento específico no Nordeste. De acordo com representante da TT Brasil “A Caeté, por ser uma empresa grande, de visibilidade e bem conceituada, tem trazido muita atenção para plantadora — e estamos expandindo os negócio para cá, com as vendas para que se sintam seguros e tenham essa parceria junto com a gente, para poder executar seus trabalhos e ter grandes resultados”.

Assista abaixo à reportagem completa: