Agro

Sistema FAEAL-SENAR confirma continuidade do programa Saúde Rural em 2026

Iniciativa leva assistência médica e monitoramento contínuo a produtores rurais de Alagoas; projeto-piloto já atua em cinco municípios do estado

Por Redação com Alagoas Rural 02/01/2026 18h06 - Atualizado em 02/01/2026 19h07
Sistema FAEAL-SENAR confirma continuidade do programa Saúde Rural em 2026
Sistema FAEAL-SENAR confirma continuidade do programa Saúde Rural em 2026 - Foto: Reprodução

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), junto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em Alagoas, anunciou a manutenção e expansão de seus programas de saúde voltados ao homem e à mulher do campo para 2026. 

Além das ações já consolidadas, o programa Saúde Rural, ou Saúde no Campo, ganhou destaque como uma das prioridades para este ano.

Lançado como um projeto-piloto em 2025, a iniciativa atende atualmente cinco municípios alagoanos. O diferencial do programa é o acompanhamento frequente: os produtores rurais participantes recebem visitas mensais de técnicos de enfermagem e supervisão de enfermeiros de nível superior.

Assistência especializada


Segundo o sistema FAEAL-SENAR, o programa foca na prevenção e no cuidado contínuo de quem vive e trabalha na terra. "É um trabalho muito bom que vai continuar no próximo ano, no Brasil todo, porque, também, é um programa nacional, e o SENAR e a Federação buscam atender e fazer o possível dentro das nossas possibilidades", afirmou o superintendente Fernando Dória, em entrevista ao programa Alagoas Rural.

Durante o ano de 2025, mais de 30 mil pessoas foram atendidas em todo o estado, demonstrando a força e a importância desse trabalho do projeto para o desenvolvimento e o cuidado com os trabalhadores do campo.

A iniciativa soma-se a outros projetos de sucesso, como o Saúde do Homem e da Mulher Rural, que promovem mutirões de exames e consultas em diversas regiões do estado. Com a renovação para 2026, a expectativa é que mais produtores vinculados à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) recebam o suporte médico especializado diretamente em suas comunidades.