Agro
Secretaria de Agricultura recepciona novos bolsistas da Emater Alagoas
Bolsistas passam a integrar o corpo de técnicos e extensionistas rurais
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, e o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Kil freitas, receberam os 32 novos bolsistas que passam a integrar o corpo de técnicos e extensionistas rurais, selecionados por edital realizado pela Emater e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Os novos bolsistas de Extensão Tecnológica, Técnica e Apoio à Pesquisa para Extensão Rural vão fortalecer ações, programas e projetos em desenvolvimento relacionados à assistência técnica e extensão rural nas áreas de Agronomia, Serviço Social, Zootecnia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Engenharia de Pesca e Agroecologia, junto à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnico e Extensão (Pronater)
O secretário Marcelo Melo parabenizou os profissionais, destacando a importância da atuação deles com as famílias de agricultores. “Vocês serão considerados mais um ente da família de cada agricultor, trabalhando o dia-a-dia com eles, conseguindo levar tecnologia para o homem e a mulher do campo e ensinando novas técnicas que facilitam produzir com mais qualidade e em quantidade”, afirmou.
Ele também reforçou a importância da agricultura familiar para a produção agrícola do país e a segurança alimentar das famílias alagoanas. “O fortalecimento das políticas públicas de inclusão produtiva e acesso a mercados gera independência financeira às famílias do campo. E não há como produzir sem contar com a assistência técnica e a extensão rural no campo. A Emater Alagoas tem sido fundamental neste processo”, apontou o gestor da Seagri.
O diretor-presidente da Emater Alagoas, Kil Freitas, ressaltou que o governador Paulo Dantas tem dado prioridade ao fortalecimento das equipes de ATER em Alagoas, com o edital que trouxe novos bolsistas e o lançamento do concurso público. A iniciativa vai ampliar o atendimento aos agricultores familiares cobrindo as regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Grande Mata Alagoana, Alto e Médio Sertão e Metropolitana.
“Receber esses bolsistas hoje é fruto de um trabalho que vem sendo feito há algum tempo. Os novos bolsistas vêm para reforçar a equipe que já temos, somando, agora, 101 técnicos trabalhando diretamente com o agricultor familiar nas mais diversas áreas. Atuar com a assistência técnica é estar junto do agricultor, lá na ponta, entendendo o que ele precisa para otimizar sua produção e gerar novas oportunidades. Esse é o nosso compromisso”, destacou Kil Freitas.
Também estiveram presentes o secretário executivo de Políticas Agropecuárias e Agronegócios, Silvio Bulhões, o superintendente de Assistência Técnica, Sandro Couto, e demais corpo técnico da Emater Alagoas.

