Agro

Incêndios criminosos em canaviais causam danos em Alagoas

Apesar do trabalho de conscientização realizado pelas usinas alagoanas junto às comunidades, os incêndios criminosos têm se intensificado de forma alarmante

Por BCCOM Comunicação 01/12/2025 20h08
Incêndios criminosos em canaviais causam danos em Alagoas
Incêndios criminosos são registrados com frequência nos canaviais de AL - Foto: Reprodução

Com as altas temperaturas registradas com a chegada do verão, aliadas à escassez de chuvas, o risco de incêndios nos canaviais se torna mais frequente. Apesar do trabalho de conscientização realizado pelas usinas alagoanas junto às comunidades, os incêndios criminosos têm se intensificado de forma alarmante na região canavieira do estado.

Em uma das várias ocorrências registradas somente hoje no município de Pilar, restos de entulhos — a exemplo de pneus usados em um protesto e descartados às margens da pista, em meio a uma área de plantio — serviram de munição para o início de um fogo criminoso no canavial.

O fogo, que precisou de quatro caminhões-pipa das usinas Santa Clotilde, Caeté e Utinga, além de um caminhão de Bombeiros de uma empresa particular, outro do município de Pilar e mais dois do Corpo de Bombeiros Militar para ser controlado, atingiu, além do canavial, a vegetação abaixo da rede de alta tensão de energia. O incêndio gerou o desarme da transmissão e se alastrou também para uma área próxima a um condomínio residencial.

Diante do aumento de casos, as usinas vêm reforçando o combate aos incêndios provocados de forma criminosa, registrando também boletins de ocorrência diante dos danos causados pelo fogo.

De acordo com informações obtidas junto a representantes de usinas, os incêndios criminosos, além de destruírem canaviais onde a cana ainda não está pronta para a colheita, geram prejuízos financeiros para as unidades industriais e colocam em risco a segurança das comunidades que residem em áreas próximas às plantações.