Agro

Entidades pedem inclusão da cota americana de açúcar na lista de exceção da tarifa imposta pelos EUA

Pedido aconteceu em audiência com ministros brasileiros em Brasília

Por BCCOM Comunicação 01/12/2025 13h01 - Atualizado em 01/12/2025 13h01
Entidades pedem inclusão da cota americana de açúcar na lista de exceção da tarifa imposta pelos EUA
Encontro aconteceu com ministros brasileiros - Foto: Assessoria

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, participou nesta semana, juntamente com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, e com o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos Filho, de uma audiência em Brasília com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Na pauta do encontro, realizado em Brasília, esteve a inclusão, na lista de exceção, da tarifa de 40% imposta pelo governo dos EUA para a cota preferencial de exportação de açúcar originada na região Norte/Nordeste do Brasil, no volume de 152 mil toneladas.

Ainda em Brasília, Pedro Robério Nogueira e Renato Cunha estiveram reunidos com os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Defesa, José Múcio Monteiro, aos quais também apresentaram a proposta das entidades levada a Geraldo Alckmin.

“Em ambas as audiências, os ministros se mostraram sensíveis à nossa proposta, comprometendo-se a incluir o pleito apresentado nas próximas rodadas de negociações com representantes do governo Trump”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL.

A mesma proposta também foi apresentada ao embaixador Fernando Meirelles Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e à ministra Grace Tanno, chefe da Divisão de Política Agrícola (DPAGRO) do MRE, em reunião realizada na quarta-feira passada, dia 26.

“Nas reuniões, diante do conteúdo exposto aos representantes do Governo Federal, ficou amplamente demonstrada a importância que a cota americana de açúcar representa nas exportações do setor sucroenergético de Alagoas e da região Norte/Nordeste como um todo”, destacou Pedro Robério Nogueira.