Agro
Entidades pedem inclusão da cota americana de açúcar na lista de exceção da tarifa imposta pelos EUA
Pedido aconteceu em audiência com ministros brasileiros em Brasília
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, participou nesta semana, juntamente com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, e com o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos Filho, de uma audiência em Brasília com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Na pauta do encontro, realizado em Brasília, esteve a inclusão, na lista de exceção, da tarifa de 40% imposta pelo governo dos EUA para a cota preferencial de exportação de açúcar originada na região Norte/Nordeste do Brasil, no volume de 152 mil toneladas.
Ainda em Brasília, Pedro Robério Nogueira e Renato Cunha estiveram reunidos com os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Defesa, José Múcio Monteiro, aos quais também apresentaram a proposta das entidades levada a Geraldo Alckmin.
“Em ambas as audiências, os ministros se mostraram sensíveis à nossa proposta, comprometendo-se a incluir o pleito apresentado nas próximas rodadas de negociações com representantes do governo Trump”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL.
A mesma proposta também foi apresentada ao embaixador Fernando Meirelles Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e à ministra Grace Tanno, chefe da Divisão de Política Agrícola (DPAGRO) do MRE, em reunião realizada na quarta-feira passada, dia 26.
“Nas reuniões, diante do conteúdo exposto aos representantes do Governo Federal, ficou amplamente demonstrada a importância que a cota americana de açúcar representa nas exportações do setor sucroenergético de Alagoas e da região Norte/Nordeste como um todo”, destacou Pedro Robério Nogueira.

