Agro
Espaço de Eventos João Martins do Sistema Faeal/Senar terá programação diversificada na 75ª Expoagro
Tradicional feira, que movimenta o setor em Maceió, contará com atividades diárias promovidas pela instituição no Espaço de Eventos João Martins
O Sistema Faeal/Senar marca presença na 75ª edição da Expoagro com uma programação voltada à difusão de conhecimento, valorização do produtor rural e promoção da cultura agropecuária em Alagoas. A tradicional feira, que movimenta o setor em Maceió, contará com atividades diárias promovidas pela instituição no Espaço de Eventos João Martins, inaugurado no ano passado, reunindo capacitação técnica, entretenimento e oportunidades de negócios.
Durante todos os dias do evento, o público poderá visitar o espaço kids, dedicado às crianças, com jogos, brincadeiras e muita interação com o universo agro. Outro destaque é a feirinha onde serão comercializados diversos itens da produção agrícola do estado. Aos finais de semana, o local ganha ainda mais vida com a apresentação de um trio de forró tradicional. Já no espaço da Faeal, o visitante poderá tirar dúvidas e conhecer mais sobre os serviços, ações e programas que fortalecem o setor agropecuário alagoano.
“A área de comercialização será ocupada pelos produtores rurais atendidos pelos nossos cursos de Formação Profissional Rural e pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), mostrando a riqueza do agro alagoano e o trabalho realizado por esses empreendedores do campo”, reforçou o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida.
No dia 27, segunda-feira, acontece o 3º Encontro Estadual da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, realizado pelo Sistema Faeal/Senar, com apoio do Sebrae/AL. O evento integra a programação oficial da Expoagro, mas acontece no bairro de Jaraguá, no Espaço Fábrica de Eventos, a partir das 8h da manhã.
Palestras
O Espaço de Eventos João Martins vai contar ainda com uma programação técnica, ao longo da feira, com uma série de palestras com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento do campo. Amanhã, dia 25, o debate será sobre as Cadeias Produtivas de Alagoas, com a participação de Luana Torres e dos supervisores da ATeG. No domingo, dia 26, o tema Faeal Jovem: novas gerações do Agro vai destacar o papel dos jovens na sucessão e inovação no setor.
A segunda-feira, dia 27, será dedicada às Ações da Faeal, com Carla Lima e Djalma Alves (Nuvenn) apresentando projetos e resultados institucionais. Na terça-feira, dia 28, a palestra ATeG: revolução da assistência técnica em Alagoas reunirá Luana Torres e Antonio Dias Santiago (Embrapa) para discutir avanços no atendimento aos produtores. Já na quarta-feira, dia 29, o foco será o conhecimento técnico no campo, com Graziela Freitas e Cynthiane Albuquerque, representando a Rede eTec em Alagoas.
A quinta-feira, dia 30, traz a pauta: O movimento sindical e as mulheres, conduzida pela presidente do Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares, que também preside a Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas e lideranças sindicais femininas do estado, destacando o protagonismo da mulher no meio rural.
Encerrando o mês, na sexta-feira, dia 31, ocorre o lançamento da capacitação Vaqueiro do Futuro, com André Sorio, uma iniciativa voltada à valorização e modernização dessa importante atividade produtiva. No sábado, dia 1º, o encerramento da programação técnica abordará o tema: Barragens e Recuperação de Nascentes, com técnicos da ATeG, reforçando a importância da sustentabilidade hídrica no campo.
Com essa agenda diversificada, o Sistema Faeal/Senar reafirma seu compromisso em promover o conhecimento, valorizar o produtor rural e aproximar a sociedade em geral das realidades e potencialidades do agronegócio alagoano. “Nosso foco é levar informação sobre nossas ações e ampliar o alcance dos serviços prestados aos produtores do nosso estado”, afirmou a superintendente-adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres.


