Agro
Parque da Pecuária inicia recepção dos animais para a 75ª Expoagro Alagoas nesta segunda (20)
Com uma estrutura ampliada e moderna, o Parque da Pecuária contará neste ano com mais de 300 baias, destinadas a abrigar bovinos, equinos, ovinos e caprinos de alto padrão genético

A preparação para a 75ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL) segue em ritmo acelerado. A partir desta segunda-feira (20), o Parque José da Silva Nogueira — o tradicional Parque da Pecuária, em Maceió — começa a receber os animais que participarão da maior vitrine do agronegócio alagoano e uma das mais expressivas do Nordeste.
Antes da chegada dos rebanhos, as estruturas do parque passaram por um rigoroso processo de desinfecção sanitária nesta quinta-feira (16), conduzido por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). A ação assegurou a higienização completa das áreas de baias, currais e acessos, eliminando agentes patogênicos e reforçando o controle sanitário, essencial para o bem-estar animal e a segurança biológica do evento.
Com uma estrutura ampliada e moderna, o Parque da Pecuária contará neste ano com mais de 300 baias, destinadas a abrigar bovinos, equinos, ovinos e caprinos de alto padrão genético. Entre as raças confirmadas estão Nelore, Girolando, Holandês, Guzerá, Mangalarga Marchador, Santa Inês, Dorper e Boer, representando o que há de mais evoluído em genética, desempenho produtivo e qualidade de rebanho no Nordeste.
Reconhecida como uma das mais tradicionais exposições agropecuárias do país, a Expoagro Alagoas chega aos seus 75 anos de história consolidando-se como um celeiro de inovação e de difusão genética. A exposição movimenta as principais cadeias produtivas — leite, corte, equinocultura e ovinocaprinocultura — e atrai criadores, investidores e técnicos de todo o Brasil, além de representantes de associações nacionais das raças.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, o início da recepção dos animais simboliza a força e a organização da pecuária alagoana.
“Cada edição da Expoagro reforça o protagonismo do nosso estado no cenário nacional. Alagoas tem criadores de excelência, rebanhos reconhecidos pela sanidade e genética superior, e uma tradição que se renova a cada ano com tecnologia e profissionalismo”, destacou Silva.
Durante o processo de recepção, o controle sanitário e de trânsito animal será rigorosamente fiscalizado. Todos os animais ingressarão no parque mediante apresentação obrigatória da Guia de Trânsito Animal (GTA) e documentação zoossanitária em conformidade com as normas estaduais e federais. Mais do que um ponto de encontro do setor produtivo, a Expoagro é uma experiência de imersão no campo dentro da capital, unindo tradição, ciência, negócios e lazer. Com expectativa de movimentar mais de R$ 40 milhões em negócios e reunir cerca de 3 mil animais em pista, o evento reforça o papel de Alagoas como um dos principais polos genéticos e técnicos do agronegóc io brasileiro.
