Agro

Com foco no pequeno produtor, Marcelo imprime novo estilo na Seagri

Com perfil técnico e político, Marcelo Melo foi empossado ao lado de lideranças do agronegócio e do cooperativismo

Por Blog de Edivaldo Junior 16/10/2025 05h05
Com foco no pequeno produtor, Marcelo imprime novo estilo na Seagri
Marcelo Melo Silva é o novo secretário de Agricultura de Alagoas. - Foto: Assessoria

O advogado e produtor rural Marcelo Melo Silva assumiu oficialmente, na segunda-feira (13/10), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) com o compromisso de fortalecer o diálogo com o campo, valorizar o pequeno produtor e ampliar as ações voltadas à agricultura familiar e ao cooperativismo. Apenas dois dias depois, ele mostrou que será possível colocar em prática o discurso e, mais que isso, um novo estilo na Pasta.

Marcelo adotou uma agenda intensa, recebendo produtores, lideranças políticas do interior, técnicos e participou de vários encontros, incluindo uma reunião-almoço com mais de 30 cooperativas da Unicafes-Alagoas, no Palácio dos Palmares, nesta quarta-feira.

Em todos os encontros, repetiu sempre o compromisso de ouvir todos os setores e trabalhar com foco no agricultor e no cooperativismo. O secretário ir ao encontro de quem produz, conversando com representantes e entidades e instituições do agro e percorrer o Estado, ouvindo os produtores.

Com origem no Sertão, região com a qual mantém fortes vínculos, Marcelo chega ao cargo com a experiência de quem conhece de perto a realidade do homem do campo e pretende transformar a secretaria em um espaço de diálogo e ação.

“Ter assumido a Seagri é uma honra para mim. É uma pasta estratégica para o setor agropecuário alagoano. Vamos ouvir o que os vários segmentos do agro têm a dizer, conhecer as demandas existentes e ampliar o diálogo. Nosso objetivo é trabalhar muito e dar continuidade às ações executadas pela ex-secretária Aline Rodrigues e avançar mais dentro da nossa realidade”, afirmou o novo secretário durante a posse.

Em suas redes sociais, Marcelo destacou o sentimento com que inicia essa nova fase. “É com grande honra e gratidão que assumo essa nova missão como Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas. O desafio é grande, mas o compromisso é maior: trabalhar com muita dedicação para fortalecer o campo, valorizar quem produz e fazer Alagoas avançar ainda mais. Agradeço ao governador Paulo Dantas pela confiança e ao deputado Isnaldo Bulhões por todo apoio. Vamos seguir construindo um estado cada vez mais forte, produtivo e de oportunidades para todos”, escreveu no Instagram.

Marcelo Melo chega à Seagri com a promessa de dar continuidade a projetos que já estão em execução, como o Programa do Leite, o Programa de Cisternas, o Planta Alagoas e as ações de apoio à agricultura familiar.

Além disso, ele pretende ampliar iniciativas de inovação, como o incentivo à avicultura familiar — produção de ovos e criação de aves por pequenos produtores, inspirada em projeto semelhante implantado em Santana do Ipanema pela ex-prefeita e ex-senadora Renilde Bulhões, mãe do deputado federal Isnaldo Bulhões.

Com perfil técnico e político, Marcelo Melo foi empossado ao lado de lideranças do agronegócio e do cooperativismo. O evento contou com a presença do governador Paulo Dantas, que destacou a importância da mudança na pasta.

“Marcelo Melo é um homem com muita experiência e capacidade de trabalho. Tenho certeza de que ele reúne todos os requisitos para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pela secretária Aline Rodrigues. Todos nós estamos focados no mesmo objetivo, que é atender os interesses do povo alagoano”, afirmou o governador.

O novo secretário assumiu o cargo em meio a grande expectativa do setor. Desde que chegou à pasta, tem mantido uma agenda intensa: abriu o gabinete para prefeitos, lideranças políticas e representantes de cooperativas e, nesta quarta-feira (15), participou de um almoço no Palácio dos Palmares com dirigentes de mais de 30 cooperativas, além de representantes da Embrapa, Conab e outras instituições.