Agro
42ª Expo Bacia Leiteira: participação estudantil é destaque na exposição
Cerca de 1500 estudantes do Instituto Federal de Alagoas, Ufal e Uneal são esperados no evento

A 42ª Expo Bacia Leiteira está oficialmente aberta. Considerada a maior exposição do leite de Alagoas, reúne criadores, estudantes, autoridades e cooperativas para fortalecer a cadeia de produção do estado. Com uma programação completa - que conta com cursos técnicos e palestras -, a exposição torna-se um grande polo de capacitação, o que atrai grande participação estudantil através da parceria com instituições federais e estaduais, a exemplo do Instituto Federal de Alagoas, parceiro do evento há mais de 10 anos.
“O Instituto Federal de Alagoas mais uma vez presente na espécie leiteira. Dessa vez nos monitores, no torneio leiteiro, na exposição de animais, nas palestras técnicas. E é muito importante que eles participem, porque a maioria são filhos de donos de laticínios, mas também de produtores rurais da cadeia produtiva do milho e da cadeia produtiva do leite”, destacou o diretor-geral do IFAL-Batalha, Magno Abreu.
Com cursos e oficinas abordando temas relacionados ao dia a dia da produção rural - a exemplo de boas práticas de higiene na ordenha, interpretação de análises microbiológicas no leite e processo de pasteurização e segurança alimentar -, a Expo Bacia Leiteira torna-se um centro técnico-agrícola para todas as demais instituições de ensino, que também são esperadas na exposição.
“Nós estamos recebendo alunos de todos os campi do Instituto Federal de Alagoas que têm cunho agrícola, como também da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Estadual (Uneal). Possivelmente nós tenhamos participação de mais de 1.500 estudantes de todas essas instituições”, pontuou.
A Expo Bacia Leiteira acontece no Parque Mair Amaral, em Batalha, dos dias 10 a 14 de setembro. A programação completa, incluindo as temáticas dos cursos, está disponível no Instagram oficial da exposição, @expobacialeiteira.
