Agro
Tudo pronto para 5ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Evento acontece em Palmeira dos Índios nesta sexta-feira (29)

Está tudo pronto para mais uma etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento chega à Palmeira dos Índios nesta sexta, dia 29, das 08h às 17h, na Praça da Independência. Com produtos de qualidade e inovadores sendo vendidos a preço justo diretamente do pequeno produtor para o povo alagoano, além de contar com atrações culturais para animar a praça, o Circuito fortalece a agricultura familiar e a economia solidária do estado.
“É um grande evento. A Secretaria do Estado de Agricultura em parceria com Sedics e com a Unicafes-AL têm realizado um circuito de feiras. Esse Circuito deve percorrer Alagoas, todas as nove regiões de Alagoas, em cidades polos, aonde a gente vai identificando as cooperativas e associações que já negociam os seus produtos da agricultura familiar para que elas possam participar desse momento, divulgar o seu produto, fomentar a agricultura familiar a partir dessa divulgação, do conhecimento e do comércio desses seus produtos, credenciá-las lá para participar da 2ª Feira Alagoana, que deve acontecer no fim do ano, em Maceió”, declara o secretário executivo de agricultura, Ronaldo Targino.
Considerado uma vitrine para a agricultura familiar alagoana, o Circuito também promove o acesso a políticas públicas, divulgando programas do governo estadual e federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que defende a compra e inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar.
Também são realizadas rodas de conversa entre pequenos produtores e parceiros, como o SEBRAE, para sanar dúvidas de acesso a crédito, entre outras, tornando-se um espaço de escuta, acolhimento, troca de experiências e formação de novas conexões.
“Eu presido uma cooperativa de produção lá em Igreja Nova que a base maior é o arroz. Quando eu estava sozinho, a gente não conseguia acessar os programas que existem do governo estadual, federal e municipal. E hoje a gente não está mais só em Igreja Nova, estamos atuando também no estado, porque o estado entendeu que na compra da merenda escolar também tem que ter o arroz e tem que ter os outros produtos. É fácil? Não. Mas com diálogo, com colaboração e com respeito a quem ainda quer ficar no campo e produzir”, declarou Roberto Moura, vice-presidente da Unicafes-AL.
O Circuito também vai contar com atrações culturais para animar a Praça da Independência. Vai das 08h às 17h do dia 29 de agosto. A entrada é gratuita e o evento, aberto ao público em geral.
