Agro

Expo Bacia Leiteira 2025 traz cursos voltados para a produção leiteira de Alagoas

Cursos serão ministrados em parceria com Seagri, Embrapa e Emater

Por BCCOM Comunicação 22/08/2025 16h04
Expo Bacia Leiteira 2025 traz cursos voltados para a produção leiteira de Alagoas
Programação técnica especial foi feita em parceria com a Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri-AL) - Foto: Assessoria

Mais uma atração da Expo Bacia Leiteira 2025 foi confirmada. A exposição, que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro no Parque Mair Amaral, em Batalha, realiza uma programação técnica especial em parceria com a Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri-AL), trazendo capacitação e melhorias com temas voltados para o dia a dia do pequeno produtor.

“Inicialmente, teremos o curso de inseminação artificial, que acontecerá do dia 09 ao dia 13, no qual produtores e trabalhadores rurais, além de estudantes, podem participar. Além disso, a Secretaria de Agricultura, o Governo do estado e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) fizeram um termo de convênio com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que promove treinamento e assistência técnica. Ainda vamos ter a Tecleite, uma manhã dedicada apenas para falar de cultura de leite”, destacou Ugo Souza, superintendente de desenvolvimento agropecuário da Seagri.

Ainda de acordo com Ugo Souza, algumas das temáticas na Tecleite serão: alternativas forrageiras para a produção de leite, técnicas de reidratação da fuba do milho e o impacto do melhoramento genético na cadeia produtiva de leite.

As palestras serão ministradas por especialistas que auxiliarão o produtor rural. “Esse ano, nós vamos focar na parte de assistência técnica do leite, trazendo pesquisadores da Embrapa gado de leite para falar um pouco sobre tecnologias e novas tendências da produção de leite”, declarou.

A Expo Bacia Leiteira já é consolidada como o maior evento do Leite do Norte e Nordeste, fortalecendo a agricultura familiar e a produção leiteira alagoana, especialmente na região da Bacia Leiteira. Este ano, realiza sua 42ª edição. A entrada é gratuita e aberta ao público.