Agro

Comissão de mulheres do agro participa de Fórum de Liderança Feminina da CNA em Brasília

Evento reuniu representantes das comissões estaduais, federações, sindicatos rurais e instituições parceiras

Por FAEAL 11/08/2025 15h03
Comissão de mulheres do agro participa de Fórum de Liderança Feminina da CNA em Brasília
Mulheres do agro de Alagoas estiveram presentes em evento em Brasília - Foto: Assessoria

Integrantes da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas e representantes de sindicatos rurais do estado participaram do 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural, realizado nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília. 

Organizado pela Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, o evento reuniu representantes das comissões estaduais, federações, sindicatos rurais e instituições parceiras em uma programação intensa para promover a visibilidade e maturidade das lideranças femininas que atuam no campo em todo país.

“Foram dois dias enriquecedores, repletos de trocas, aprendizados e conexões que fortalecem a atuação das mulheres no sindicalismo rural. Aqui em Alagoas, seguimos firmes na construção de espaços mais justos, representativos e cheios de oportunidades para todas”, afirmou a presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, Morgana Tavares, que também está à frente do Sindicato Rural de Junqueiro.

Além da presidente, estiveram presentes as produtoras rurais, que integram a comissão e também sindicatos, Juliana Almeida, Isabela e Gabriela Carneiro e Heloísa França, além da analista do Sebrae Alagoas, Camila Nascimento, que também faz parte da comissão, representando a instituição que é parceria do Sistema Faeal/Senar.

Para Juliana Almeida, que representa a comissão alagoana junto à CNA, a participação em encontros nacionais permite a ampliação do networking e da troca de experiências entre as mulheres que atuam no agronegócio.

“São realidades diferentes, já que temos participantes de todo o Brasil, discutindo temas de enorme relevância sobre a participação feminina no sistema sindical rural”, pontuou a produtora, que também é diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas.

A presidente da Comissão Nacional, Stéphanie Ferreira, destacou a evolução das participantes: elas agora demonstram clareza no papel estratégico que ocupam dentro do setor rural. “Cumprimos a missão de fortalecer nossa representatividade no agro”. 

Nesse contexto, Alagoas vem tendo forte contribuição por meio de sua representação na Comissão Estadual, que mantém uma intensa agenda de encontros municipais ao longo do ano, percorrendo as regiões do estado.

Oficinas e debates

Durante o Fórum, painéis inspiradores abordaram temas essenciais como participação em comissões estratégicas, comunicação eficaz e educação como ferramenta de renovação geracional. A vice-presidente da Comissão Nacional, Antonielly Rottoli, conduziu um dos debates com foco no fortalecimento coletivo e representatividade efetiva

A assessora técnica de Sustentabilidade da CNA, Amanda Roza, apresentou as estratégias e perspectivas do agro brasileiro para a COP 30, que será realizada no Brasil em novembro, conectando o setor aos desafios globais.

Teodora Lutkemeyer, da diretoria governamental da Associação De Olho No Material Escolar, falou sobre a importância da educação de qualidade para fomentar o desenvolvimento, a renda e oferecer perspectivas concretas para as novas gerações.

O especialista Paulo Crepaldi destacou que comunicar com força e clareza é essencial para que as mulheres no agro se tornem vozes inspiradoras e ocupem cada vez mais espaços com narrativas potentes. 

Na oficina final “Desafios, compromissos e futuro da atuação feminina sindical rural”, as participantes construíram uma carta que reúne desafios, compromissos e uma visão futura para a atuação feminina no agro. A entrega do documento simboliza um compromisso concreto com a transformação.