Agro
Primeiro dia do XL Simpósio da Cana-de-açúcar de Alagoas homenageia personalidades importantes do setor sucroenergético do estado
Troféu Luiz Ernesto Correia Maranhão foi concedido a referências notáveis na agroindústria do estado que mais contribuíram para o crescimento do evento e do setor

A 40ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, promovida pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil - Regional Leste (STAB-Leste), foi oficialmente iniciada nesta terça-feira, dia 08 de julho, no Centro de Convenções de Maceió. A cerimônia de abertura reuniu nomes e entidades importantes do setor sucroenergético do estado, alguns dos quais foram homenageados com o troféu Luiz Ernesto Correia Maranhão por sua significativa contribuição ao evento e ao setor durante os 40 anos de história até aqui.
Segundo o presidente da STAB-Leste, Cândido Carnaúba, foram 31 homenageados no total, e todas a unidades agroindustriais do estado de Alagoas foram homenageadas, assim como todos os diretores da STAB-Leste e alguns técnicos que tiveram preponderância durante os 40 anos do Simpósio. Houve também uma homenagem em memória póstuma do auditor Denison Costa de Amorim Filho, da Usina Porto Rico.
“Isso é em função da dedicação dessas pessoas que tiveram ao longo desses anos. Nada mais justo do que a gente fazer essa homenagem. E mais uma homenagem foi feita ao Dr. Luiz Ernesto Correia Maranhão, que foi presidente nacional da STAB e presidente regional da STAB-Leste, foi uma das pessoas que fundou a STAB, pessoa que fundou o Simpósio da cana-de-açúcar, um estudioso, um cientista que, depois que faleceu, deixou uma lacuna muito grande dentro do setor sucroenergético alagoano”, declarou.
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Edgar Leahy Antunes, foi um dos homenageados do evento. “A STAB é importantíssima. É um evento de fundamental importância para o setor. O Cândido realmente está de parabéns. Ele têm sido resiliente em fazer esse evento por 40 anos aqui, falando da importância do aumento de produtividade, de variedades de cana, de diminuição de custos de produção. Tudo isso impulsiona o setor.
Essas palestras que ele traz para cá são de muita importância. Eu só quero agradecer esse convite e parabenizar o Cândido por esse evento”, afirmou.
Outro homenageado foi o Dr. Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool e de Alagoas (Sindaçúcar). “O Simpósio da STAB é um momento onde toda a tecnologia do setor em Alagoas – e em alguma medida do Nordeste – se reúne para fazer aquelas avaliações que são necessárias ao prosseguimento com qualidade da atividade. A STAB faz isso há 40 anos, merece todos os elogios. Isso demonstra a interação que existe entre as unidades produtoras, entre fornecedor de cana e industrial. É o momento de parar, de reflexão, de melhoria e de acréscimo de produtividade. Por isso que é um evento mais do que vitorioso e passou a ser um evento necessário para o desenvolvimento da nossa atividade”, destacou.
Um dos grandes destaques da noite foi o Dr. Plínio Nastari, que ficou responsável pela palestra magna de abertura do evento e também foi agraciado com um troféu Luiz Ernesto Correia Maranhão. O presidente e fundador da DATAGRO, uma das maiores consultorias de commodities do mundo, traçou um panorama do setor sucroenergético nacional e internacional a médio e longo prazo.
“Eventos como este são muito importantes para que haja uma reflexão sobre o momento pelo qual passa o setor e quais são as medidas que devem ser tomadas nesse momento, planejadas no médio e longo prazo, para que ele consiga continuar evoluindo. Ainda há muitos aproveitamentos para serem explorados, muita geração de valor para ser capturada, e é isso que torna essa atividade tão virtuosa e tão capaz de gerar desenvolvimento”, destacou.
O XL Simpósio da Cana-de-Açúcar de Alagoas vai até o dia 11 de julho, no Centro de Convenções de Maceió. A programação está disponível no site stableste.org.br. e as inscrições podem ser feitas no local do evento.
