Agro

Modelos de precificação da cana-de-açúcar diferem entre os principais países produtores

Especialistas explicam cálculos adotados pelo Brasil e, também, trazem um panorama mundial

Por Nova Cana 05/05/2024 11h11
Modelos de precificação da cana-de-açúcar diferem entre os principais países produtores
Cana de Açúcar - Foto: Foto ilustrativa / Reprodução - internet

Entre os maiores produtores de cana-de-açúcar no mundo, cada qual tem o seu modelo de precificação, geralmente seguindo parâmetros de preço fixo ou com base no valor dos produtos, como o açúcar ou o etanol. Estes modelos foram tema de um dos painéis do Cana Summit, evento realizado pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana).

No Brasil, maior cultivador da gramínea, o valor repassado aos fornecedores costuma ter como base cálculos do Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Etanol (Consecana), que conta com repartições em estados como São Paulo, Paraná, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

O economista do Pecege Consultoria e Projetos, Haroldo Torres, explica que diferentes sistemas de precificação da cana no Brasil partem do modelo do Consecana-SP. Entretanto, ele aponta que há outras diferenças regionais que pesam na remuneração dos produtores.

No atual modelo de partilha de receitas, de acordo com o economista, o fornecedor recebe, em média, 59,5% do preço do açúcar e 62,1% do valor do etanol. “É como se, simplificadamente, os produtores fossem sócios de uma empresa que fabrica açúcar e etanol, em uma proporção de cerca de 60%, líquidos de fretes e impostos”, resume.

Mas Torres também trouxe uma visão mais ampla, listando outros grandes produtores de cana pelo mundo e como são feitas as suas precificações de matéria-prima.

Ainda estavam presentes no painel a especialista comercial em agronegócio da S&P Global Commodity Insights, Nicole Monteiro, e o diretor da Datagro, Guilherme Nastari. Eles falaram sobre a importância do etanol e seus coprodutos e deram exemplos de fórmulas de precificação que estão vigentes no mercado.