Agro

Exposição do Mangalarga Marchador enaltece crescimento da raça na Expolagoas Genética

Por Bccom Comunicação 18/04/2024 10h10
Exposição do Mangalarga Marchador enaltece crescimento da raça na Expolagoas Genética
Exposição do Mangalarga Marchador enaltece crescimento da raça na Expolagoas Genética - Foto: Assessoria

A exposição do cavalo mangalarga marchador teve início nesta quarta-feira,17, na Expolagoas Genética, recebendo o 5º Campeonato Nordestino da raça. Nesta edição, quase 350 animais – de todos os estados do Nordeste - disputam o prêmio máximo do evento, no Parque da Pecuária. As provas seguem até o sábado, 20, onde serão conhecidos os grandes campões.

A competição iniciou com provas de marcha picada, marcha batida e de morfologia. A qualidade genética apresentada entre potras e potros, é considerada de excelência pela comissão julgadora do Estado de Minas Gerais e credenciada pela Escola de Jurados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Para conquistar o lugar mais alto no pódio, os animais precisam passar por um rigoroso critério de avaliação que julga desde a morfologia até a marcha do cavalo. Aluísio Maciel, jurado do Mangarlarga, descreveu como desafiadora a fase de julgamento. Para ele, o rebanho do Nordeste fornece material genético de cabeceira. “O principal desafio está na caracterização do animal dentro do padrão da raça. A morfologia bem definida e o comparativo do gesto, estilo, rendimento, regularidade e comodidade na monta. É primeira vez que participo desta etapa e vejo uma competição de alto nível técnico”, classificou. 

Com 22 mil associados no Brasil, a raça equina mangalarga marchador é a maior em crescimento e novas adesões na América Latina, segundo a entidade da raça em Alagoas – a Associação Alagoana dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (AACCMM). 

Jaime Tavares, presidente da AACCMM, explica que a genética do mangalarga marchador vem sendo disseminada e principalmente entre as famílias que utilizam o cavalo para o trabalho e o lazer. A Associação, nesta edição da Expoalagoas Genética, montou grande estrutura para abrigar os criadores com encontros técnicos e confraternizações ao longo do Campeonato.“O público de criadores compareceu, trouxe os seus animais para a prova regional. O clima é de muita alegria e descontração, isso porque o mangalarga marchador é a raça que mais tem crescido, é a escolha da família e temos em Alagoas um verdadeiro banco genético que exporta para o Brasil”, explicou o presidente.