Agro

Congresso Brasileiro de Equoterapia comemora sucesso de edição em Alagoas

Desde a quarta-feira, 10, a capital alagoana se tornou palco do maior evento científico sobre equoterapia do país

Por Bccom Comunicação 12/04/2024 17h05
Congresso Brasileiro de Equoterapia comemora sucesso de edição em Alagoas
Desde a quarta-feira, 10, a capital alagoana se tornou palco do maior evento científico sobre equoterapia do país - Foto: Assessoria

Com a participação de mais de 1.500 participantes, o VIII Congresso Brasileiro de Equoterapia, que contou durante três dias com a realização do Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA e do Fórum Militar dos Centros de Equoterapia, com programação realizada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), entrou a reta final, na tarde desta sexta-feira, 12.

Pela manhã, a programação do evento contou com a participação da Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A representante do governo federal participou de uma mesa redonda, onde foram discutidas ações que podem ser executadas pelo estado voltadas a equoterapia e as pessoas com deficiência.

De acordo com Jorge Dorneles, presidente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), o objetivo do congresso é de movimentar equoterapia no estado onde o evento é realizado, chamando a atenção das autoridades para o despertar de políticas públicas utilizando o método de reabilitação.

“Em Alagoas, o congresso foi um super sucesso. Foi um dos maiores que a ANDE-BRASIL já realizou, tendo a participação em massa de todos os equoterapeutas do Brasil. A finalidade foi movimentar não apenas Alagoas, mas todo o Nordeste com esse momento de reflexão para a comunidade da região. Em Alagoas, crescem, de forma significativa, os atendimentos em equoterapia”, afirmou Dorneles, reforçando a parceria da ANDE-BRASIL com a ABQM, que existe desde 2013, “e que mostra que uma associação do cavalo pode ter um projeto social, onde em Alagoas já ajuda um centro de equoterapia e tenho certeza que, após esse congresso, teremos um segundo funcionando no estado”, destacou.< /span>

Desde a quarta-feira, 10, a capital alagoana se tornou palco do maior evento científico sobre equoterapia do país, trabalhando a temática voltada para a “Qualidade de Vida dos praticantes e das suas famílias”.

Realizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, o evento apresentou palestras com a contribuições científicas de pesquisadores, além de ter reunido especialistas e técnicos do Brasil, Uruguai e Portugal.

“Este congresso foi um evento muito significativo, promovendo debates sobre as condições, efeitos e eficiência, além das vantagens da equoterapia para pessoas com deficiência. Tivemos mais de 1.500 participantes. Reunimos vários profissionais da área de saúde, professores e pesquisadores que trouxeram o que existe de mais moderno na busca da evidência na equoterapia”, finalizou Dorneles.