Agro

Coopaiba lança nesta quarta (27) pacote de ações para a agricultura familiar de Piaçabuçu

De acordo com presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, com o Jovem Aprendiz serão lançadas 50 vagas para jovens entre 15 e 17 anos, cursando o Ensino Médio

Por Bccom Comunicação 27/03/2024 14h02
Coopaiba lança nesta quarta (27) pacote de ações para a agricultura familiar de Piaçabuçu
Coopaiba - Foto: Assessoria

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) vai apresentar um pacote de ações para o cooperativismo da agricultura familiar do município. Nesta quarta-feira, 27, a unidade realiza evento no auditório da Colônia Z-19, a partir da 19h, para anunciar as novidades que vão integrar as atividades planejadas para 2024.

Aproveitando o momento de integração com os cooperados, a Coopaiba, que é liderada pelo presidente Antonino Cardozo, vai lançar o seu Programa de Aprendizagem e o lançamento de sua plataforma de formação cooperativa, a Coopaiba EAD. Também integra o pacote de ações a celebração das assinaturas das certificações de novos cooperados e cerimônia de celebração do termo de compromisso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, com o Jovem Aprendiz serão lançadas 50 vagas para jovens entre 15 e 17 anos, cursando o Ensino Médio, com inscrições abertas já a partir de 1º de abril, sendo realizadas na própria cooperativa.

“Será um encontro essencial e necessário como conquistas e para a materialização de um trabalho que aposta na formação e na disseminação do conhecimento,usando a educação inclusiva para o crescimento coletivo. O jovem aprendiz e todo o potencial da juventude faz parte da filosofia de desenvolvimento para o nosso povo”, explica Antonino Cardozo.

Com um ambiente online disponível para o cooperado e suas famílias, a Coopaiba EAD vai oportunizar maior capacitação para a gestão participativa da cooperativa e dos empreendimentos solidários. “A plataforma Coopaiba EAD é um ambiente online de ensino à distância que oferece cursos e materiais educativos sobre cooperativismo, e diversas áreas de profissionalismo visando capacitar os membros da cooperativa e interessados, permitindo acesso flexível aos conteúdos”, disse o presidente.

Em cerimônia forma, a Coopaiba também irá celebrar a assinatura do termo de compromisso do PAA, onde a cooperativa foi contemplada na modalidade de doação simultânea, e com isso serão beneficiados 70 agricultores.

“Nesse evento, daremos os últimos passos para início da execução do projeto, o qual iremos coletar a assinatura dos agricultores no termo de compromisso e colaboração para a execução do PAA. O agricultor irá assinar o termo e se comprometer a participar e entregar os produtos para execução do projeto. Estamos felizes em poder anunciar esse pacote de novidades, que certamente vão impulsionar o trabalho planejado para 2024”, esclareceu.