Agro

Produção da agroindústria teve alta de 3,9% em janeiro

Alimentos e bebidas puxaram o resultado, com avanço de 4,9%

Por Globo Rural 22/03/2024 08h08
Produção da agroindústria teve alta de 3,9% em janeiro
Produção da agroindústria teve alta de 3,9% em janeiro - Foto: Reprodução

A produção das indústrias do agronegócio registrou crescimento de 3,9% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, a sexta expansão seguida da atividade, segundo o Índice de Produção Agroindustrial PIMAgro, do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro). Foi a maior alta para um mês de janeiro dos últimos seis anos.

Houve aquecimento das atividades em quase todos os segmentos da agroindústria. Nas indústrias de alimentos e de bebidas, o aumento da produção foi de 4,9% no mês, puxando o crescimento das agroindústrias. Segundo os pesquisadores da FGV Agro, esse resultado é reflexo do bom desempenho da produção no campo e do aumento do consumo. Nas indústrias não-alimentícias, houve avanço de 2,4% na atividade.

Entre os destaques, estão a indústria de bebidas, que cresceu 10,2%, e a de insumos agropecuários, cuja produção subiu 4,8%. No primeiro caso, os pesquisadores da FGV atribuíram a alta possivelmente às temperaturas elevadas, que aqueceram a demanda. No segundo caso, a expansão é a primeira em onze meses e está atrelada ao crescimento da produção de adubos e defensivos agrícolas. Outro destaque foi a indústria de fumo, que cresceu 6,6% em janeiro.

A indústria de produtos florestais, por sua vez, teve uma expansão de 3,4%, na quarta alta interanual consecutiva. O movimento marca um início de recuperação do setor, que havia registrado antes 13 meses de contração. A alta desse segmento no mês foi puxada pelas indústrias de madeira e papel, enquanto as indústrias de celulose tiveram recuo.

O único setor industrial dentre as categorias gerais do PIMAgro que registrou retração foi o de biocombustíveis, com queda de 7,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. A FGV Agro observa, porém, que em janeiro de 2023, a atividade dessa indústria estava extremamente aquecida, o que elevou a base de comparação.

As indústrias do agronegócio voltaram a ter um desempenho mais consistente do que as indústrias de transformação, que avançaram 3,1% em janeiro.