Agro

Seminário da Fapeal avalia avanços em projetos de pesquisa na agricultura em Alagoas

Programa APQ Embrapa impulsiona estudos e aproxima pesquisadores do desenvolvimento de incentivos ao cultivo estadual

Por Ascom Fapeal 21/03/2024 09h09
Seminário da Fapeal avalia avanços em projetos de pesquisa na agricultura em Alagoas
Sede da Fapea - Foto: Naísia Xavier

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoveu, na quarta-feira (20), o Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Apoio à Pesquisa (APQ), voltado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A chamada, desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apoiou seis projetos que alcançaram, neste momento, a primeira avaliação de seus trabalhos.

O programa APQ Embrapa é uma iniciativa que impulsiona o desenvolvimento de estudos com pesquisadores-doutores vinculados à unidade Tabuleiro Costeiros, sediada em Alagoas. A iniciativa foi oportunizada uma vez que a resolução Fapeal Nº 185 de 2021 preconizou o fomento a editais de apoio a grupos, núcleos e laboratórios de pesquisa, mas também à execução de projetos de pesquisa de grupos intermediários e de excelência, contribuindo na fixação de recursos humanos qualificados.

“Nós observamos que há uma evolução constante do Governo de Alagoas por buscar resultados para o estado através das pesquisas da Fapeal. A ideia com este seminário se dá além da avaliação e das trocas acadêmicas, mas provoca também que os pesquisadores se aproximem do estado para desenvolver políticas públicas, melhorar os serviços e gerar uma contribuição para os cidadãos”, frisou o assessor científico de Pesquisas e Tecnologias da Fapeal, Daniel Alves.


Os projetos avaliados englobam temáticas diversas do cultivo alagoano, dentre elas se destacaram estudos como os de: Tecnologias Sustentáveis para a cultura da mandioca; produção de tomate pela agricultura familiar através de práticas conservacionistas, viabilidade do plantio de duas safras de grãos em sucessão - safra-safrinha, dentre outras.

Para avaliar os resultados gerados, até o momento estiveram presentes a avaliadora da Fapeal, Edvânia Pontes, além de gestores da Fapeal, da Embrapa e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri). Os especialistas pontuaram alguns fatores verificados durante a execução dos trabalhos, foram mencionados aspectos relacionados às mudanças nas metodologias, os custos e benefícios implicados, alterações nos planos de trabalho e a variedade dos tipos de materiais empregados.

“Há um tempo, nós temos tido este diálogo e uma interlocução presente com a Fapeal. Nós estamos passando por uma fase significativa, agora dando atenção a estas temáticas de pesquisa e tendo um olhar ainda mais impulsionador à agricultura familiar com o objetivo de alavancar a produção alagoana”, abordou a secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Andrade.

Após as discussões e contribuições de avaliadores e gestores, a Fapeal frisou a perspectiva da avaliação final do edital APQ Embrapa, que será proposta em conjunto ao término dos projetos estimado para outubro deste ano. Desta forma, os pesquisadores esperam finalizar suas contribuições e ensejos de pesquisa dentro do cronograma de vigência do edital, que possui o prazo de 24 meses.