Agro

Seminário destaca estímulo à inovação para a descarbonização da indústria

Evento foi realizado em Brasília e contou com a presença do do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

Por Bccom Comunicação 19/03/2024 17h05 - Atualizado em 19/03/2024 18h06
Seminário destaca estímulo à inovação para a descarbonização da indústria
Alckmin disse que investimentos no setor de energia que resultaram em uma geração de energia limpa e barata, com destaque à eólica e a solar - Foto: Assessoria

Com participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, além dos ministros Fernando Haddad, Renan Filho e de Paulo Pimenta, foi realizado, em Brasília, o Seminário Descarbonização que abordou o tema “Os Caminhos para a Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil”.

O evento, que contou com a presença do presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, além dos conselhos da entidade de classe que representam as unidades industriais do setor sucroenergético, Jorge Toledo (Grupo Toledo), Manoel Carnaúba (Impacto) e Carlos Farias (Grupo Carlos Lyra), foi promovido pela Esfera Brasil e o Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB).

No evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, também estiveram presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que participaram do painel “Regulamentação da agenda de descarbonização”.

Na oportunidade, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil tem potencial de ser o protagonista do mundo no enfrentamento das mudanças climáticas, com estímulo à inovação para a descarbonização da indústria. "Estamos em frente a um desafio, e o Brasil vai ser o grande protagonista do mundo, com segurança alimentar, segurança energética e clima”, ressaltou.

Alckmin disse que investimentos no setor de energia que resultaram em uma geração de energia limpa e barata, com destaque à eólica e a solar. “Com uma rota tecnológica bem estimulada, ganha escala, reduz o preço e consegue avançar”, destacou o ministro, que ressaltou o fato de o Brasil ter a matriz elétrica mais limpa do mundo, destacando também o potencial de descarbonização dos biocombustíveis. “Nós somos exemplo. 85% da frota brasileira é flex. É estimular energia limpa, renovável, geradora de emprego, que fixa carbono no solo”, reforçou.

Alckmin também citou o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), criado no final de 2023, estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística, expandindo o antigo Rota 2030. O incentivo fiscal para que as empresas invistam em descarbonização e se enquadrem nos requisitos obrigatórios do programa será de R$ 3,5 bilhões em 2024. O programa alcançará, no final, mais de 19 bilhões em créditos financeiros concedidos.