Agro

Expoalagoas Genética será palco para o 5º Campeonato Nordestino do Mangalarga Marchador

Evento deve reunir cerca de 300 equinos de Haras de todo o Nordeste

Por BCCOM Comunicação 19/03/2024 17h05 - Atualizado em 20/03/2024 14h02
Expoalagoas Genética será palco para o 5º Campeonato Nordestino do Mangalarga Marchador
A raça de equinos mangalarga marchador virou uma das paixões nacionais no meio agro - Foto: Assessoria

A Expoalagoas Genética será palco para uma das etapas do 5º Campeonato Nordestino da Raça Mangalarga Marchador – integrando uma das competições mais importantes no calendário de exposições da raça no País. A competição vai ocorrer no Parque da Pecuária, de 15 a 20 de abril, com a expectativa de reunir cerca de 300 equinos de Haras de todo o Nordeste.

A etapa servirá como soma de pontos para a competição, trazendo animais de destaque no cenário regional, além de provas de julgamentos sob os quesitos de marcha batida e marcha picada. O evento conta com o acompanhamento e organização local da Associação dos Criadores Alagoanos da Raça Mangalarga Marchador (AACMM) - que é quem vem organizando a prova há mais de cinco anos, sempre durante as edições da Expoalagoas Genética.

“A força do mangalarga marchador é traduzida em pista a cada encontro anual que temos na Expoalagoas Genética e na Expoagro. E por mais um ano teremos uma seleção de animais de alto nível, com julgadores de prova credenciados nacionalmente. Um evento que soma bastante para a evolução da raça no Brasil”, explicou o diretor da AACMM, Luiz Felipe.

Em crescimento no Nordeste, a raça de equinos mangalarga marchador virou uma das paixões nacionais no meio agro. Cavalo manso, de sela, ideal para passeios em família, a raça ganhou notoriedade e conquistou o mercado e o mais importante: conseguiu formar uma genética nacional de garanhões e matrizes comprovados. Com caracterização de andamento marcado, marchado, as provas são realizadas em categorias de machos e fêmeas, por idade, e em sessões de análise de morfologia, andamento e marcha.

Domicio Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), enaltece a tradição das provas do Mangalarga Marchador nas exposições. “São julgamentos que encantam e que virou ponto obrigatório na nossa exposição. Importante também reconhecer o espaço da Expoalagoas Genética como impulsionador para a disseminação da raça”, disse Silva.