Agro

“Doe Sangue, Doe Vida”: projeto do Senar Alagoas incentiva jovens aprendizes a salvar vidas

Estudantes do município de São Luiz do Quintude doaram sangue no hemoal do Hospital Metropolitano da capital alagoana, nesta sexta-feira (2)

Por Shelton Melo* 02/02/2024 14h02
“Doe Sangue, Doe Vida”: projeto do Senar Alagoas incentiva jovens aprendizes a salvar vidas
A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Alagoas - Foto: Shelton Melo

Mais de 40 estudantes do município de São Luiz do Quintude que fazem o curso de Administração Agrícola na usina Santo Antônio doaram sangue no hemoal do Hospital Metropolitano de Alagoas, na Cidade Universitária, na manhã desta sexta-feira (2).

A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Alagoas, a partir do projeto “Doe Sangue, Doe Vida” que faz parte do módulo Cidadania. Estudantes dos cursos de Operador de Processos Logísticos e Almoxarife do Senai Alagoas também participaram.

“O projeto surgiu da necessidade de ajudar a manter seguro o nível de estoque de sangue no hemoal, principalmente no período que antecede o carnaval, quando há uma demanda maior, tanto por razões de cirurgias emergenciais, como de pessoas que precisam dessas doações diariamente, a exemplo dos portadores de leucemia”, esclareceu, Vânia Cristine, instrutora do Senar.

Essa foi a terceira vez que jovens aprendizes doaram sangue graças à iniciativa da instituição. “Foi a primeira, porém, que a gente atingiu essa adesão. Inclusive, outros estudantes não puderam vir por questão de logística”, complementou Cristine.

“Além de todo o conhecimento técnico e profissional da ocupação nos cursos, o Senar também está preocupado em preparar os estudantes para a vida, à cidadania”, destacou Graziela Freitas, gerente técnica da instituição.

Estudante Vanessa Maria realizou a doação de sangue pela primeira vez. Foto: Shelton Melo

Responsabilidade social

Sara Samili, Vanessa Maria, Arielly Marques e Edmilson Silva foram alguns entre os discentes que fizeram a doação de sangue pela primeira vez. “Espero que com essa iniciativa possa incentivar outras pessoas tanto do nosso município, quanto de Maceió”, reforçou, Samile.

Selma Maria, coordenadora do setor de capitação e serviço social do hemocentro do Hospital, ministrou palestra para alunos sobre a importância da ação solidária. Ela também reforçou que geralmente poucas pessoas procuram o hemocentro de forma voluntária.

“A gente percebe que as pessoas não tem aquela responsabilidade social do ato de doar. Elas vêm geralmente só procuram o hemocentro no momento que tem um familiar necessitado”.

Hoje em dia, o hemoal do Hospital Metropolitano de Alagoas atende os 102 municípios de Alagoas por meio da rede SUS, revelou Selma. Ela também destacou o trabalho promovido pelas empresas. “É primordial para que consigamos ter um estoque mínimo de forma antecipada par atender a população”, concluiu.

*Estagiário sob supervisão