Agro

Secretaria de Agricultura troca experiências para fortalecer mandiocultura no Sealba Show

Secretária Carla Dantas teve encontro com secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, para cooperação técnica com estado vizinho

Por Assessoria 02/02/2024 11h11
Secretaria de Agricultura troca experiências para fortalecer mandiocultura no Sealba Show
Secretária Carla Dantas durante Sealba Show: parcerias importantes para a agricultura de Alagoas - Foto: Ascom Seagri

Uma missão alagoana da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) participou do Sealba Show, realizado em Itabaiana, no estado de Sergipe, que teve início na quarta-feira (31) e segue até domingo (4). O evento é um importante espaço para conhecer novas tecnologias e troca de conhecimento entre os estados Sergipe, Alagoas e Bahia, além de ser considerado um ponto de partida para o ano agrícola alagoano.

Durante a oportunidade, a secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, ao lado da secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade, estiveram reunidas com o secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, para trocar experiências e fortalecer a cooperação técnica entre as cadeias da mandiocultura entre os estados vizinhos. A reunião contou com também com a participação dos membros da Câmara Setorial da Mandiocultura e seus Derivados de Alagoas.

Foto: Ascom Seagri

“A feira engloba encontro de empresas, de produtores e a troca de experiências numa região que é muito parecida entre elas. Conseguimos ver tecnologias e um espelho para nosso estado implementar na safra. Mas, principalmente, conseguimos parceria importante para a agricultura de Alagoas”, explicou a secretária Carla Dantas.

O secretário sergipano agradeceu a presença da comitiva alagoana no Sealba Show. “Ficamos felizes de ter uma irmã [Carla Dantas] de Alagoas, que vem fazendo um belíssimo trabalho para a agropecuária. Ano passado, o governador Paulo Dantas esteve presente aqui e conheceu as potencialidades da região. Essa feira não é só referência para o Nordeste, mas para o Brasil inteiro. Isso é reflexo do trabalho feito pela Seagri Alagoas, a Agricultura de Sergipe e também da Bahia, podendo apresentar nossas forças e nossas potencialidades”, destacou o secretário Zeca.

Ainda no evento, a secretária Carla Dantas, membro da comissão alagoana Mulheres do Agro, prestigiou a criação da comissão sergipana no Sealba para Elas, realizado na quinta-feira (1). O encontro contou com a participação de representantes nacionais do Mulheres do Agro, além de produtoras e técnicas do agronegócio alagoanas e da Bahia.

Na quinta-feira ainda, o Banco do Nordeste realizou mais uma etapa da Caravana Prodeter - III Conferência Sergipe, Alagoas e Bahia. Durante a conferência, a gerente de Acesso a Mercados da Seagri, Kellyane Pereira, que é secretária executiva da Câmara Setorial da Mandioca, explicou os avanços realizados e o fortalecimento da cultura em Alagoas com a retomada da câmara.

Também esteve presente no Sealba Show o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris, integrando a missão realizada pelo Sebrae Alagoas no evento.