Agro

El Niño: Frutas e hortaliças sofrem com o calor

O desafio, agravado pelo El Niño e mudanças climáticas, destaca a importância das biossoluções para auxiliar agricultores na prevenção de perdas financeiras

Por Agrolink 01/02/2024 11h11
El Niño: Frutas e hortaliças sofrem com o calor
Frutas e hortaliças sofrem com o calor - Foto: Reprodução

Ondas de calor intensas, afetando todo o país, exceto a região Sul, causam estresse térmico em humanos, animais e prejudicam culturas agrícolas sensíveis a temperaturas extremas. O desafio, agravado pelo El Niño e mudanças climáticas, destaca a importância das biossoluções para auxiliar agricultores na prevenção de perdas financeiras e de produtividade, conforme enfatizado por Gustavo Gonella, diretor de marketing da Acadian Plant Health na América Latina do Sul.


"O mercado de bioestimulação tem crescido exponencialmente nos últimos anos. O sucesso dessas soluções deve-se, principalmente, ao seu alinhamento com a produção sustentável. Por ser naturais, apresentam diversos benefícios em relação aos insumos tradicionais. A tecnologia que vem da Acadian Plant Health (APH), oferece, por meio dos extratos da alga marinha Ascophyllum nodosum, tratamento completo para diversas culturas – desde o plantio até a colheita. Trata-se de um processo completo de benefícios", acrescenta Gonella.

A alga marinha Ascophyllum nodosum, encontrada nas águas frias do Atlântico Norte e em zonas intermaré, adapta-se a condições adversas, passando por períodos submersos em água salgada e exposição à desidratação durante a maré baixa. Essa capacidade de lidar com temperaturas extremas a torna um eficiente bioestimulador, mantendo um excelente desempenho em diversas condições meteorológicas, inclusive durante as atuais ondas de calor.


"Tais características fizeram com que a Ascophyllum nodosum desenvolvesse mecanismos de sobrevivência por meio de compostos bioativos – a mesma tecnologia está disponível em seus extratos, disponíveis no Brasil. Essa alga marinha é ingrediente ativo para biossoluções e tem auxiliado produtores rurais na potencialização da qualidade das lavouras e diante de fatores de estresse que afetam o sucesso da agricultura", complementa Gustavo Gonella.