Agro

Inseticida ganha destaque contra broca-da-cana

“Os danos mais severos ocorrem no interior do colmo da cana"

Por Agrolink 19/01/2024 18h06
Inseticida ganha destaque contra broca-da-cana
Cana-de-açúcar - Foto: Reprodução

A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) tem se espalhado, afetando cerca de 70% das áreas cultivadas de cana-de-açúcar nas últimas safras, de acordo com especialistas. A falta de intervenção diante dessa praga resulta em prejuízos associados à perda de qualidade da matéria-prima e ao ATR (açúcar total recuperado).

Nesse contexto, o inseticida Takumi, da Sipcam Nichino, lançado há aproximadamente três anos, tem se destacado como uma ferramenta eficaz no controle da broca, ganhando aceitação a cada safra. Avaliações recentes da empresa destacam a alta eficácia do Takumi na redução de 'colmos brocados'.

“Os danos mais severos ocorrem no interior do colmo da cana-de-açúcar. Há impacto prejudicial no peso e na qualidade da matéria-prima”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

De acordo com a Sipcam Nichino, recentes estudos realizados em colaboração com pesquisadores do IAC (Instituto Agronômico) e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) revelaram que o uso adequado do Takumi pode reduzir a infestação nos colmos da cana-de-açúcar de 10% para 1%. A empresa destaca que os diferenciais desse inseticida estão associados à tecnologia avançada de formulação e à molécula flubendiamida 222, patente da Nichino no Japão.

“Tais características fomentam desempenho superior no manejo de lagartas de difícil controle”, salienta Palazim. “Uma vez aplicado Takumi®, a lagarta para de se alimentar e morre antes de entrar nos colmos e causar os prejuízos”, complementa o consultor. “Importante mencionar ainda a seletividade do inseticida aos inimigos naturais da broca-da-cana, fator que proporciona seu bom encaixe na prática do MIP ou manejo integrado de pragas”, finaliza.