Agro

Circuito Leiteiro Alagoano: uma grande vitrine do rebanho de agricultores familiares este ano

Torneios leiteiros envolveram mais de 480 animais em competição, estimulando negócios e troca de tecnologias

Por Assessoria 28/12/2023 12h12
Circuito Leiteiro Alagoano: uma grande vitrine do rebanho de agricultores familiares este ano
Cadeia produtiva do leite é a segunda maior atividade agropecuária alagoana - Foto: Ascom Seagri

O Circuito Leiteiro Alagoano é uma das estratégias do Governo de Alagoas, estruturado e organizado através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, para o incentivo e a valorização da atividade leiteira. Em 2023, foram realizados 25 eventos envolvendo 481 animais em competição, entre bovinos e caprinos, e participação de mais de 2.700 produtores rurais entre competidores, expositores e ouvintes nas palestras. Os torneios leiteiros foram chancelados pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

Os eventos conseguiram abranger as regiões do Vale do Paraíba, Zona da Mata, Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão, passando pelas cidades de Paulo Jacinto, Belo Monte, São José da Tapera, Major Izidoro, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema, Jaramataia, Batalha, Piranhas, Limoeiro de Anadia, Pão de Açúcar, Cajueiro, Atalaia, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Arapiraca, Girau do Ponciano e Mar Vermelho.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuária da Seagri, Ademilson Neris, explica que a cadeia produtiva do leite é a segunda maior atividade agropecuária alagoana. O investimento da Seagri, de R$ 550 mil, proporcionou um fomento ao setor leiteiro, sobretudo para os agricultores familiares.

“Temos buscado ações que possam melhorar ainda mais a genética do rebanho da agricultura familiar, que possui exemplares espetaculares. Acabamos tornando os torneios leiteiros uma vitrine do gado alagoano, da genética do nosso estado. Em algumas competições, tivemos visitantes de outros estados que vieram acompanhar a produção dos animais. Essa troca de informações e networking entre os produtores estimula a geração de novos negócios e até mesmo a expansão do legado da genética leiteira alagoana”, ressaltou o superintendente.

Foto: Ascom Seagri

Produção leiteira da agricultura familiar


As competições foram distribuídas nas categorias vacas adultas e jovens; e cabras adultas e jovens. A média de produção leiteira entre as vacas adultas foi de 33,01 kg de leite por dia; já das cabras adultas foi de 4,41 kg/leite por dia.

A grande campeã na categoria vaca adulta foi a Cristal, do produtor Nem de Juca, em evento realizado no Povoado Baixas, em Jacaré dos Homens, com produção de 70,30 kg de leite/dia; já a ganhadora na categoria vaca jovem foi a Fortuna, do produtor Raul Melo, também em Jacaré Dos Homens, com produção média diária 53,30 kg de leite/dia.

Nas categorias cabra adulta e jovem, as campeãs foram a Nuvem Branca, do produtor Denir de Pão De Açúcar, com 8,51 kg de leite/dia; e a cabra Bruna, do produtor Fontes, durante participação no torneio realizado em Pão De Açúcar, com 6,90 Kg de leite/dia, respectivamente.

“Esse Circuito Leiteiro foi muito importante para o produtor de leite. Em Mar Vermelho, tivemos o torneio leiteiro como um dos melhores eventos, sem sombra de dúvidas, da zona da mata. Isso porque recebemos apoio do Governo do Estado, com a Secretaria de Agricultura. Foram 14 animais em competição este ano e ano que vem queremos passar de 20 animais, fazendo um mega torneio na zona da mata. Só temos a agradecer ao governador Paulo Dantas e a secretária Carla Dantas pelo apoio maciço ao produtor de leite alagoano”, declarou o produtor José de Oliveira, conhecido na região como Zé Pixuta.

Além de apresentar a genética leiteira da agricultura familiar, o Circuito Leiteiro Alagoano foi uma oportunidade para encontros entre produtores e troca de tecnologias com palestras técnicas sobre conforto, manejo e sanidade animal. Contribuindo também com o comércio local, principalmente nas pequenas cidades.