Agro

Presidente da ACA faz balanço positivo das atividades de 2023

Neste ano, o calendário de atividades voltada para os eventos técnicos cresceu

Por BCCOM Comunicação 27/12/2023 11h11
Presidente da ACA faz balanço positivo das atividades de 2023
Domicio Silva - Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, fez balanço positivo referente as ações lideradas pela Instituição durante 2023. Neste ano, o calendário de atividades voltada para os eventos técnicos cresceu com a retomada da Expoalagoas Genética, realizada no Parque da Pecuária no mês de maio e a instalação do Circuito de Torneios Leiteiros nas comunidades da agricultura familiar.

“Apesar das dificuldades do mercado agropecuário em si, foi uma ano que agregou bastando na continuidade do trabalho de promoção e fomento ao setor rural. Tivemos no primeiro semestre uma grande ExpoAlagoas Genética, com Torneio Leiteiro de Caprinos e as etapas ranqueadas de exposições em nível nacional e regional. Muitos criadores reunidos em busca do avanço do melhoramento genético dentre as raças”, explicou.

A ACA também liderou projetos importantes no segundo semestre – a exemplo da Expo Bacia Leiteira, Expoagro-AL e o Circuito de Torneios Leiteiros da Agricultura Familiar. De acordo com Domicio Silva, foi alcançado o desafio de congregar novos criadores e ampliar o avanço genético dos rebanhos das raças da pecuária de leite e de corte.

“Uma temporada muito forte em negócios, com todos leilões voltando para a Expoagro e um faturamento de R$ 35 milhões. Tivermos o retorno dos julgamentos da raça Sindi e a participação de todos os Estados Nordestinos na Expoagro. A Expo Bacia já está consolidada também como ambiente de negócio e aprimoramento, na qual a exposição reuniu todas as categorias da cadeia produtiva do leite , do agricultor familiar às indústrias de laticínios”, enfatizou Silva.

Torneio Leiteiros

Passando por mais de dez municípios em 2023, os Torneio Leiteiros contaram com apoio da ACA para a disseminação de conteúdo técnico a respeito da produção de leite entre a agricultura familiar. “Os Torneios Leiteiros agora contam com uma estrutura ampla e um reconhecimento maior. A parceria com a Secretaria de Agricultura de Alagoas difundiu esses eventos, onde já podemos visualizar uma evolução, como uma grande mostra das raças presentes nessas comunidades leiteiras. Isso, sem dúvida, já deixa uma legado positivo em conhecimento transmitidos durante as palestras”, informou.

Para o ano de 2024, a ACA projeta a continuidade do trabalho ainda mais próximo ao criador, buscando atender as demandas do setor. “Neste ano esse trabalho de interlocução foi importantíssimo, com o setor conseguindo encaminhar suas pautas, a exemplo do decreto assinado durante a Expoagro autorizando a comercialização do boi vivo para o Estado de Pernambuco. Em 2024 o trabalho continua, claro, que com o apoio dos parceiros como Sebrae, Seagri/AL, Federação da Agricultura, Banco do Nordeste e tantos outros. ”, destacou o presidente da ACA.