Agro

Governador Paulo Dantas assina convênio que fomenta a pecuária de corte em AL

O convênio foi aprovado, por anuidade,no conselho nacional a partir de uma articulação feita pela secretaria de Fazenda de Alagoas

Por Bccom Comunicação 28/10/2023 18h06
Governador Paulo Dantas assina convênio que fomenta a pecuária de corte em AL
Paulo Dantas assinou convênio durante a Expoagro - Foto: Bccom Comunicação

O governador Paulo Dantas assinou, neste sábado, 28, durante a Expoagro,o convênio do Confaz que vai permitir,a partir de novembro, a comercialização de carne bovina de animais de Alagoas para abate em Pernambuco com isenção de impostos.

O convênio foi aprovado, por anuidade,no conselho nacional a partir de uma articulação feita pela secretaria de Fazenda de Alagoas. A proposta foi apresentada a partir de um diálogo estabelecido, através do deputado estadual Gilvan Barros Filho com o governador Paulo Dantas, após vários encontros com a cadeia produtiva.

O convênio garante que criadores de Alagoas possam comercializar os animais para abate em Pernambuco sem o pagamento de impostos. No entanto, se houver o retorno do animal ou da carne o tributado será cobrado como forma de proteger a indústria local.

”Para essa medida, conversamos com todos os setores, tendo um entendimento amplo. Ela dará mais uma opção para o criador de Alagoas, facilitando o escoamento da produção no momento do abate”, afirmou Dantas.

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), DomícioSilva, destacou que o governador Paulo Dantas tem sido um parceiro importante do setor produtivo, não só na pecuária de corte mas também na pecuária de leite e na agricultura.

"Paulo Dantas é um produtor rural que conhece o setor, dialoga e atende as demandas, garantindo que o agronegócio continue crescendo e se desenvolvendo, fortalecendo a economia de Alagoas", disse Silva.

O senador Fernando Farias, o deputado estadual Fernando Pereira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, além da secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas e do presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Otávio Tavares, também participaram da assinatura do termo de convênio.



Na ocasião, Gilvan Barros Filho disse que o convênio é muito importante para fortalecer a pecuária de corte,especialmente, no momento em que o produtor está com gado pronto para o abate e não há matador suficiente em Alagoas para atender toda a demanda."A expectativa é que, com isso, seja criada mais uma opção para o criador,fortalecendo toda a cadeia da pecuária de corte do estado. Agora, é trabalhar para atrair novos abatedouros para o estado", afirmou

O criador Antônio Brandão – representante da Comissão da Pecuária de Corte da Faeal – explicou que o convênio terá um efeito prático muito positivo a medida que vai permitir zerar as filas para o abate existentes, hoje, em Alagoas.

"Atualmente, Alagoas está com uma capacidade pequena de abate. Conheço alguns criadores que chegam a esperar até 30 dias para expor a sua produção. Esse convênio, assinado hoje, permite,por exemplo, que o gado que seja abatido no novo abatedouro industrial que foi implantado na cidade de Canhotinho (PE) e, com isso,deveremos zerar as filas, favorecendo a logística no setor", afirmou Brandão.Hoje, o imposto cobrado dos criadores de Alagoas que vendem boi em pé para outros estados é de 8%. O imposto continua em vigor, exceto para Pernambuco a partir de novembro.Durante o evento, o governador Paulo Dantas elogiou a organização da Expoagro, considerada a maior do norte e nordeste em volume de negócios. "o Governo de Alagoas é parceiro desse evento tão importante para fortalecer a nossa pecuária para mostrar o trabalho que é feito pelo homem do campo. Estamos ao lado do produtor, adotando várias medidas para incentivar a produção e também ajudando a realizar a exposição", finalizou.