Agro

Jovens Líderes do Agro: Senar Alagoas capacita profissionais e desenvolve lideranças no setor

Uma das etapas estaduais do programa aconteceu neste fim de semana em Alagoas.

Por Ylailla Moraes* 03/07/2023 09h09 - Atualizado em 03/07/2023 09h09
Jovens Líderes do Agro: Senar Alagoas capacita profissionais e desenvolve lideranças no setor
Participante do Jovem Líderes do Agro em Alagoas - Foto: BCCOM Comunicação

Neste final de semana foi realizada mais uma etapa  da 5° edição do CNA Jovem, Jovens Líderes do Agro, programa de capacitação preparatória para jovens em formação técnica e superior na área do agronegócio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Alagoas (Senar-AL). Os encontros aconteceram na sede da instituição no bairro do Jaraguá, em Maceió. 

O Jovens Líderes do Agro prepara e capacita profissionais da área para que eles desenvolvam técnicas de gestão, inovação e liderança dentro do segmento agro. De acordo com a instrutora do Senar Alagoas, Thereza Christina, nesta etapa, os jovens vão desenvolver um projeto para apresentar uma solução para alguma demanda real enfrentada em Alagoas. 

Segundo ela, a formação é um diferencial para os jovens que participam, uma vez que eles tem a oportunidade de se destacar no mercado profissional e de replicar esses conhecimentos dentro do setor, levando desenvolvimento para todo o estado.  

“A gente vê que consegue contribuir para que eles, que são a esperança do nosso agro, alavanquem o setor e se desenvolvam”. A instrutora ainda afirma que após os encontros remotos, foi possível verificar que os jovens de Alagoas estão em um nível bastante elevado de formação, o que se confirmou, segundo ela, na agenda presencial.

A zootecnista Thamyres Valeriano, participante da etapa estadual e da etapa nacional do programa, falou da importância de participação e da preparação que vem sendo feita durante o projeto.  

"É muito dinâmico, com atividades acontecendo simultaneamente e isso faz a gente crescer não só pessoal como profissionalmente”. Ela também afirma que o primeiro encontro presencial fortalece os laços de formação como um “divisor de águas" do processo. 

“Está sendo muito gratificante participar desse processo. Convido os jovens do agro do estado de Alagoas a também estarem participando desse programa”, finaliza.

Durante os dois dias de encontros presenciais, sábado (1) e domingo (2), os 8 jovens selecionados para a etapa regional puderam se aprofundar no processo de inovação participando de diversas dinâmicas e workshops práticos, aprendendo a superar seus desafios individuais e profissionais com mais qualidade e menor custo.

O programa tem duração de um ano e nesta edição, o CNA Jovem contou com 2.446 inscrições. Desse total, 410 participantes, todos com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária, avançaram para as etapas estaduais do programa.

*Estagiária sob supervisão