Agro

Prazo para declaração da vacinação contra aftosa é prorrogado

A primeira etapa da campanha de 2023 foi realizada em maio, e a meta é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos

Por Ascom Adeal 15/06/2023 13h01
Prazo para declaração da vacinação contra aftosa é prorrogado
Estado espera vacinar 1,3 milhão de animais - Foto: Dorgival Júnior/Ascom Adeal

O prazo para a declaração da vacinação contra a febre aftosa, que seria encerrado nesta quinta-feira, 15, foi prorrogado até o próximo dia 30 de junho. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a prorrogação foi definida por causa de problemas técnicos no acesso ao sistema informatizado (Sidagro).

A primeira etapa da campanha de 2023 foi realizada durante o mês de maio, e a meta é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do estado.

Atualmente, segundo dados da Adeal, o plantel de Alagoas supera a marca de 1,3 milhão de animais. Nesta etapa, a vacinação foi obrigatória para animais de todas as idades.

“Diante destes problemas técnicos, optamos pela prorrogação do prazo para a declaração. Com isso, o criador tem mais 15 dias para regularizar a situação junto às unidades da Adeal”, afirmou o presidente da agência, Otávio Tavares.

A Adeal alerta ainda que o criador que não fizer a declaração fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

De acordo com o órgão de defesa agropecuária, no caso da não declaração, o valor de multa a ser pago corresponde a 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL).