Agro

Na Rota da Merenda chega a União dos Palmares

Agora, será vez da cidade de União dos Palmares receber mais uma edição do programa, na próxima quinta-feira, 1º de junho

Por Bccom Comunicação 24/05/2023 17h05
Na Rota da Merenda chega a União dos Palmares
Rota da Merenda Legal - Foto: Bccom Comunicação

A temporada 2023 do programa “Na Rota da Merenda Legal” começou com sucesso de público, reunindo no primeiro evento do ano mais de 300 participantes na cidade do Pilar. Agora, será vez da cidade de União dos Palmares receber mais uma edição do programa, na próxima quinta-feira, 1º de junho.

Promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), o encontro será realizado no auditório da 7ª Gerência Especial de Educação de União dos Palmares. O evento contará com a participantes de representantes de municípios da região da zona da mata alagoana.

Os encontros regionais, que contam com a participação de professores, diretores e gestores municipais de educação, além de merendeiras, têm a finalidade de colocar em pratica o que determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde, no mínimo, 30% dos alimentos que compõem e merenda escolar sejam procedentes da agricultura familiar.

Com isso, neste sentido, o Na Rota da Merenda Legal vai voltar a percorrer as cinco regiões do estado, buscando aumentar a participação dos alimentos da agricultura familiar no cardápio escolar da rede pública de ensino.

Atualmente, a Unicafes Alagoas opera com mais de 40 cooperativas cadastradas em seu quadro e cerca de dez mil agricultores.

“O Rota se consolida como essa ponte necessária para trabalharmos de forma colaborativa junto aos atores estratégicos para a efetivação do PNAE nas escolas”, destacou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Promovido pela Unicafes Alagoas, o programa “Na Rota da Merenda Legal” conta com apoio do Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Indústria,Comércio e Serviços (Sedics) e Secretaria de Agricultura (Seagri), além da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Alagoas (Fetag-AL).