Agro

Safra 22/23 deve seguir até abril com expectativa de moer 20 mi de toneladas de cana

De acordo com o dirigente do setor em Alagoas, que representa 14 das 15 unidades industriais em operação no estado, em outras safras

Por BCCOM Comunicação 24/03/2023 17h05
Safra 22/23 deve seguir até abril com expectativa de moer 20 mi de toneladas de cana
Cana-de-açúcar - Foto: Reprodução

Com mais seis meses de moagem e diante de um cenário com a proximidade das chuvas, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, afirmou que a expectativa do setor é finalizar a safra 22/23 até a segunda quinzena de abril com um esperado aumento na quantidade de cana processada.

“A depender do clima, a data estimada pelas unidades para encerrar a moagem é 15 de abril, tendo a expectativa de moer toda a cana disponível no campo. Se isso ocorrer, vamos passar de 20 milhões de toneladas de cana beneficiadas”, declarou Nogueira.

De acordo com o dirigente do setor em Alagoas, que representa 14 das 15 unidades industriais em operação no estado, em outras safras, no período que corresponde a segunda quinzena de março, muitas unidades já teriam encerrado a moagem. Contudo, no momento atual, apenas uma usina finalizou o ciclo.

Segundo Pedro Robério, até o dia 15 de março, de acordo com o levantamento feito junto as unidades industriais constatou que a diferença em relação ao mesmo período do ciclo passado era de apenas 1%. O acumulado era superior a 17 milhões de toneladas de cana processadas.

“As usinas estão conseguindo tirar o atraso. Agora, pode ser que já tenha empado a produção entre as duas safras. Caminhamos para a superação da produção e torcemos para chegar aos 20 milhões de toneladas a depender das chuvas”, finalizou.