Agro

Primeiro de AL e do NE: Domício assume Girolando nacional com “foco na genômica”

Na prática, a Girolando é responsável por projetos e programas que ajudam a levar leite de melhor qualidade para o consumidor e com custo menor o consumidor

Por Blog do Edivaldo Júnior 04/03/2023 13h01
Primeiro de AL e do NE: Domício assume Girolando nacional com “foco na genômica”
Domício Silva assume presidência da Girolando - Foto: Assessoria

Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura para a execução do Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da raça responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Na prática, a Girolando é responsável por projetos e programas que ajudam a levar leite de melhor qualidade para o consumidor e com custo menor o consumidor. E desde que foi criada, em 1978, a entidade, com sede em Uberaba/MG, será presidida pela primeira vez por um criador de Alagoas e do Nordeste.

Domício Silva, presidente da Associação dos Criadoresde Alagoas (ACA), vice-presidente da Faeal e presidente do Conselho do Sebrae-AL, assumiu nessa quinta-feira (02/03) o comando da Girolando.

No ato, Silva destacou os novos projetos para o avanço da raça no país e no mercado mundial. A solenidade ocorreu em Uberaba/MG, cidade onde está localizada a sede da entidade, e contou com a presença de diversas lideranças do setor e políticas, criadores e empresas do agro.

“Queremos que a genética Girolando esteja cada vez mais acessível aos criadores de todo o país. Podemos, a partir do melhoramento genético, dar uma importante contribuição aos produtores e ao país, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, aponta.

“Vamos trabalhar para ampliar o banco de dados genômicos, o que nos permitirá gerar avaliações e índices para um número cada vez maior de características, investimentos que trarão bons resultados e ganhos genéticos para toda a pecuária leiteira nacional já que o Girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil. Vamos nos empenhar para que todos os produtores, sobretudo os pequenos, tenham acesso a essa genética”, destacou o presidente.