Agro

Adeal inicia sorologia da influenza aviária em granjas de Alagoas

Coleta das amostras será realizada em 30 ganjas avícolas de corte e de postura

Por Dorgival Junior – Ascom Adeal 15/02/2023 15h03 - Atualizado em 15/02/2023 15h03
Adeal inicia sorologia da influenza aviária em granjas de Alagoas
Obtenção das amostras, que será feita por meio de swab de traqueia e de cloaca da ave, também contará com coleta de sangue do animal - Foto: Adeal

Foi dado o pontapé inicial para a sorologia da influenza aviária em Alagoas. As primeiras amostras foram coletadas pela equipe técnica da Adeal nos municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela, Arapiraca e Viçosa.

O trabalho de campo será realizado em 30 granjas avícolas de corte e de postura, onde será feita a coleta de 11 amostras - em cada uma delas - para a verificação da circulação ou não do vírus no plantel de aves do estado.

A obtenção das amostras, que será feita por meio de swab de traqueia e de cloaca da ave, também contará com coleta de sangue do animal.

“O inquérito soroepidemiológico tem a finalidade de verificar se há ou não a circulação do vírus da influenza no estado. O material coletado é encaminhado para análise em laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na cidade de Campinas, em São Paulo”, informou o presidente da Adeal, Otávio Tavares.

Semana passada, em uma reunião técnica realizada no centro de triagem da Adeal, foi definido o planejamento das ações para a realização da sorologia no estado.

A doença


Apesar de ser exótica em território nacional, a influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa e fatal que afeta aves domésticas e silvestres.

Ela também pode ser transmitida para humanos, no entanto, não é uma doença transmitida pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.

Na América do Sul, países vizinhos já notificaram focos da doença, o que levou o Brasil a intensificar as medidas de prevenção.