Agro

Criador tem até dia 1º de janeiro para declarar vacinação da febre aftosa

Vacinação teve início em 1º de novembro e se estendeu até o dia 17 de dezembro

Por Redação* 19/12/2022 10h10
Criador tem até dia 1º de janeiro para declarar vacinação da febre aftosa
No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL - Foto: Ascom Adeal

Com o fim da prorrogação do prazo para a vacinação do rebanho contra a febre aftosa, o criador alagoano tem até o próximo dia 1º de janeiro para fazer a declaração junto ao órgão de defesa agropecuária do Estado.

“Os criadores que ainda não têm acesso ao Sidagro Produtor devem fazer a declaração presencial, em um dos escritórios da Adeal, até o próximo dia 30 de dezembro”, esclareceu o presidente interino da Adeal, Caio Vieira, destacando que, até o dia 1º de janeiro, pode ser feita a declaração apenas para os criadores com acesso ao Sidagro Produtor.

Nesta segunda etapa de vacinação, que teve início em 1º de novembro e se estendeu até o dia 17 de dezembro, a meta é imunizar 100% do rebanho de bovídeos na faixa etária até 24 meses, composto por mais de 500 mil animais.

O criador, que não vacinou o rebanho durante o prazo oficial da segunda etapa da campanha, deve regularizar o a pendência junto ao órgão de defesa agropecuária, obtendo uma licença para a compra de doses nas lojas de revenda e agendando uma vacinação assistida que será acompanhada por um fiscal da Adeal.

Sem vacinar e ou declarar, o produtor rural fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa.

No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL, o que pode ultrapassar R$ 1,2 mil, por criador. Atualmente, o valor da UPFAL é de R$ 31,03.

*Com Ascom Adeal